Considerado um esporte de origem dinamarquesa (no formato atual), o Handebol é um híbrido de basquete e futebol, no qual a bola é passada e driblada acima do chão, com as mãos, até que se consiga chegar ao gol / Foto: Londres 2012

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - União Soviética 

                       

       04                         01                        01


 

      2 - Iugoslávia
   

                   

       03                        01                       01


 

       3 - Dinamarca

 
                  

       03                       00                       00


 

  

A modalidade   

Considerado um esporte de origem dinamarquesa (no formato atual), o Handebol é um híbrido de basquete e futebol, no qual a bola é passada e driblada acima do chão, com as mãos, até que se consiga chegar ao gol.

Os times consistem em sete jogadores: um no gol e seis na linha. Normalmente os goleadores são mais altos e bons de pulos, para justamente surpreender quem está no gol. Na área do goleiro, nenhum jogador pode entrar.

Assim que tomam a posse da bola, os jogadores podem dar até três passos antes de passá-la a outro companheiro da equipe em quadra. Também não podem ficar mais de três segundos com a bola sem driblar ou passar a outro jogador. Não é comum para uma partida de Handebol, que consiste em dois tempos de 30 minutos cada, mais do que 50 gols.

Qualquer contato identificado pelos juízes como faltoso pode levar o jogador a uma advertência ou a dois minutos de suspensão em caso de ser uma falta mais grave. Além do mais, faltas que impedem uma clara chance de gol do time adversário dão um tiro livre, de sete metros, que equivale ao pênalti no Futebol.

Haverá 12 times em ambas as competições masculina e feminina, e cada evento será dividido em dois grupos de seis, nos quais os quatro melhores de cada grupo seguem para as quartas de final. Mesmo com bons resultados e alguns pódios em Jogos Pan-Americanos, o Brasil nunca conquistou uma medalha olímpica neste esporte.  

 

Você Sabia ?

- Os Estados Unidos, grande potência do esporte mundial, nunca conquistou uma medalha olímpica no Handebol

- O esporte disputado em quadras fechadas, como é visto hoje, só apareceu nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972

- A bola precisa ser feita de couro e ter uma circunferência de 58 a 60 cm para os homens e de 54 a 56 para as mulheres
 

Razões para assistir 

1. Grandes placares – O Handebol é disputado com muita velocidade e emoção, então esteja certo de que você verá uma grande quantidade de gols.

2. Atmosfera – Assim que o torneio passar às fases finais, de mata-mata, a atmosfera das novíssimas instalações do Handebol em Londres certamente estará elétrica!

3. Impulso contínuo – Com a necessidade de manter a bola em movimento quase todo o tempo, os jogadores estarão sempre acelerados, o que torna o Handebol um esporte emocionante.

 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook