Os 12 times de cada competição masculina e feminina serão divididos em grupos de seis, nos quais os dois melhores de cada grupo seguem para as semifinais / Foto: Londres 2012

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Índia   
 

                       

       08                         01                        02


 

      2 - Holanda
   

                   

       04                        04                       06


 

       3 - Austrália

 
                  

       04                       03                       04


  

A modalidade   

Com versões que datam desde a Grécia Antiga, o Hóquei é um dos esportes que mais precisam de uma equipe organizada e alinhada. Mas tal como é conhecido hoje, o esporte só começou a aparecer nas escolas públicas inglesas, durante o século XIX, em Blackheath, sul de Londres, bem próximo de onde ocorrerão as competições nos Jogos de 2012.

E a forma mais comum na Inglaterra do século retrasado, jogada na grama, é a que foi introduzida nos Jogos de 1908, para os homens. O esporte foi removido do calendário olímpico em 1924, mas quatro anos depois já estava de volta, para se tornar uma modalidade tradicional, mantida até hoje.

O Hóquei é um esporte intenso, disputado em dois tempos de 70 minutos, com times de 11 jogadores cada, em uma quadra de grama, de 91,4m x 55m. O objetivo é conduzir a bola com um taco, que lembra o do Golfe, até o gol.

Uma regra peculiar ao Hóquei se refere às punições aos jogadores. Diferente dos dois cartões do Futebol e do Rúgbi, o Hóquei utiliza três tipos de punições: a primeira, um cartão verde, sinaliza apenas uma advertência; um cartão amarelo já expulsa temporariamente o jogador da partida, cabendo ao juiz definir quanto tempo ele ficará de fora; o cartão vermelho exclui permanentemente o jogador.

Em 40 anos de competições olímpicas, de 1928 a 1968, o Hóquei foi tão dominado pela Índia e Paquistão que nenhuma outra nação chegou ao ouro olímpico. Entretanto, mudanças na forma como o esporte era disputado fez com que essas grandes nações declinassem, paulatinamente, abrindo espaço para outras potências.

Os 12 times de cada competição masculina e feminina serão divididos em grupos de seis, nos quais os dois melhores de cada grupo seguem para as semifinais. Pouco disputado no Brasil, o Hóquei nunca conquistou uma medalha para o País.

 

Você Sabia ?

- O Hóquei foi disputado primeiramente em um campo artificial, nos Jogos de Montreal, em 1976,  quando a Nova Zelândia bateu a Austrália por 1 a 0 na final

- O gol só pode ser marcado a partir da área “D”, um semicírculo em frente a cada gol

- Não houve medalha de bronze nos Jogos de 1908, quando a Grã-Bretanha ganhou o ouro após bater a Irlanda por 8 a 1 na final
 

Razões para assistir 

1. Ver para crer – O Hóquei é um esporte em que a bola se movimenta com bastante velocidade, então é preciso ver, com bastante atenção, para acreditar!

2. Competição intensa – Com quase 400 atletas competindo por apenas duas medalhas de ouro, o Hóquei é um dos esportes mais disputados das Olimpíadas.

3. Atmosfera invencível – O Hóquei promete ser um dos mais eletrizantes esportes, com 15 mil pessoas acompanhando cada partida na Arena de Hockey, onde ocorrerão as competições do esporte.

 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook