Desenvolvido a partir de uma antiga luta japonesa, o jiu-jitsu, o Judô é uma das mais populares artes marciais do mundo / Foto: Londres 2012

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Japão   
 

                       

       35                         15                        15


 

      2 - França
   

                   

       10                        08                       19


 

       3 - Coréia do Sul

 
                  

       09                       14                       14


 

  

A modalidade   

Desenvolvido a partir de uma antiga luta japonesa, o jiu-jitsu, o Judô é uma das mais populares artes marciais do mundo. Uma luta que demanda autocontrole, polivalência e respeito, e que é conhecida por muitos como um combate gentil.

O esporte estreou em Olimpíadas em 1964, nos Jogos de Tóquio. Ficou inexplicavelmente quatro anos fora e voltou para desde então ser uma modalidade olímpica permanente e bastante popular.

As mulheres só começaram a disputar a partir das Olimpíadas de 1992, em Barcelona. Desde então, sete classes de peso têm sido introduzidas para cada sexo: os homens combatendo de 60kg até acima de 100kg e as mulheres de 48kg até acima de 78kg.

O objetivo do esporte é levar o adversário ao tatame, utilizando um sistema de golpes que valem pontos. A luta termina imediatamente quando um dos competidores pontua um “ippon” . Quando nenhum dos dois alcança o golpe máximo, vence quem tiver marcado mais pontos em cinco minutos de combate.

O Brasil tem um bom desempenho na modalidade, com duas medalhas de ouro, três de prata e dez de bronze. Além disso, estará com força total em Londres, com representantes em cada uma das 14 categorias do Judô.

 

Você Sabia ?

- O uniforme utilizado no Judô se chama quimono e o lutador é conhecido como judoca

- O Judô tem 13 milhões de competidores em 111 países do mundo

- As faixas no Judô são, em ordem de evolução: branca, amarela, laranja, verde, azul, marrom e preta
 

Razões para assistir 

1. Imprevisibilidade – Poucos esportes são tão imprevisíveis quanto o Judô. Você simplesmente nunca sabe o que irá acontecer, qual golpe será dado.

2. Possibilidades de azarões – Japão, Rússia e Cuba são algumas das grandes potências no Judô, mas a popularização do esporte é tamanha que nações menores e menos tradicionais no esporte, poderão alcançar um pódio em Londres.

3. Cereja do bolo – Os números do esporte realmente falam por si – 13 milhões de participantes em 111 países pelo mundo -, mas os 386 competidores que estarão em Londres são o suprassumo do Judô, então vale a pena acompanhar!

 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook