Existem atualmente duas disciplinas na Luta olímpica: a greco-romana e a livre / Foto: Londres 2012

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - União Soviética     
 

                       

       68                         34                        25


 

      2 - Estados Unidos 
   

                   

       50                        43                       32


 

       3 - Turquia

 
                  

       31                       16                       16


 

  

A modalidade   

A Luta olímpica data do ano 706 a.C., quanto foi disputada primeiramente nos Jogos da antiguidade. Foi uma das mais populares modalidades, pois era vista como um último teste de força física e habilidade de um homem. Nos Jogos Modernos, foi incluída desde a primeira edição, em 1896 – e só ficou de fora em 1900. As mulheres disputaram pela primeira vez a modalidade apenas em 2004, nos Jogos de Atenas.

Existem atualmente duas disciplinas na Luta olímpica: a greco-romana e a livre. São sete categorias de peso para os homens em cada uma das duas disciplinas e quatro para as mulheres, que competem apenas na Luta livre.

O princípio básico da Luta é se mostrar mais forte que o seu oponente, levando-o ao chão. Os lutadores disputam três rounds de dois minutos cada, com intervalos de apenas 30 segundos. A luta pode terminar antes dos três rounds, se um dos lutadores vencer os dois primeiros períodos. O sistema de pontuação é um pouco complexo mas, basicamente, os pontos são dados conforme a extravagância dos saltos e “arremessos” do lutador em relação ao seu oponente. O Brasil ainda não conquistou um pódio nesta modalidade e, em Londres, Joice Silva (55kg) representará o País. 

 

Você Sabia ?

- A Luta está presente na disputa olímpica desde os Jogos da antiguidade, há cerca de 2.700 anos atrás

- Países com pouca tradição em Olimpíadas costumam conquistar medalhas na Luta, como o Tadjiquistão, a Moldávia e o Cazaquistão

- O esporte é um dos mais disputados no mundo e isso se reflete no quadro de medalhas: mais de 50 países já têm pelo menos uma medalha na Luta olímpica
 

Razões para assistir 

1. Extravagância brutal – Os lutadores ganham pontos extras com lançamentos – do adversário – extravagantes.

2. Herói olímpico – Os gregos antigos viam na disputa da Luta uma possibilidade de definir um dos homens mais fortes das Olimpíadas, por isso o esporte ainda hoje é uma máquina de heróis.

3. Tensão e intensidade – Uma luta pode ser ganha ou perdida em questão de segundos, o que torna o esporte um dos mais eletrizantes dos Jogos Olímpicos.

 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook