Disputada em apenas um dia, as competições atuais se iniciam com a Esgrima, seguida por uma prova de natação estilo livre, de 200m, e a prova de Hipismo. Nas duas provas restantes, os atletas precisam atirar em cinco alvos e então correr 1000m / Foto: Londres 2012

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Hungria   
 

                       

       09                         08                        04


 

      2 - Suécia
   

                   

       09                        07                       05


 

       3 - União Soviética

 
                  

       05                       05                       05


 

A modalidade   

Se os esportes nos Jogos Olímpicos fossem filmes, o Pentathlon certamente seria uma espécie de “Gladiador”. Simplesmente inclui de tudo, inclusive uma lendária história de um jovem cavaleiro francês que, precisando entregar uma mensagem em um cavalo, teve que montar, duelar, atirar, correr e nadar.

Modalidade olímpica desde os Jogos de Estocolmo, em 1912 (e desde 2000 para as mulheres), o Pentathlon Moderno disputado hoje é uma versão contemporânea do Pentatlo clássico, disputado antigamente. Disputada em apenas um dia, as competições atuais se iniciam com a Esgrima, seguida por uma prova de natação estilo livre, de 200m, e a prova de Hipismo.

As pontuações dos atletas são, então, utilizadas para estabelecer o nível de dificuldade para a nova combinação das duas provas restantes, onde os atletas precisam atirar em cinco alvos e então correr 1000m. Aquele que cruzar a linha de chegada em primeiro é o campeão.

Hungria e Suécia dominaram o esporte por muitos Jogos, mas as esperanças britânicas estão altas, após um particular sucesso em 2000, quanto Stephanie Cook foi campeã, e em 2008, com Heather Fell levando a medalha de prata.

O Brasil nunca conquistou um pódio na modalidade, mas tem em Yane Marques, 18ª nos Jogos de Pequim e ouro no Pan do Rio e prata no Pan de Guadalajara, sua maior esperança.

 

 Você Sabia ?

- O Pentathlon foi disputado pela primeira vez na 18ª Olimpíada Antiga, em 708 a.C.

- O mais velho campeão do Pentathlon Moderno foi o russo Pavel Lednev, que subiu ao pódio com 37 anos nos Jogos de Moscou, em 1980

- O nome do esporte deriva da palavra grega pente, que significa cinco, e athlon, que quer dizer competição
 

Razões para assistir 

1. Diversidade de regras – Esta é uma grande oportunidade de acompanhar cinco esportes ao longo de um dia, nas novas instalações construídas especialmente para os Jogos de Londres.

2. Glória da nação anfitriã? – A Grã-Bretanha ganhou quatro (um ouro, uma prata e dois bronzes) das nove medalhas olímpicas disputadas pelas mulheres até hoje no Pentatlo Moderno.

3. Competições diretas – O Pentathlon Moderno será um dos poucos esportes em que os espectadores verão o início e o fim, sem a necessidade de fases preliminares ou classificatórias.

 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook