Apenas 20 nações já subiram ao pódio nos Saltos Ornamentais em uma Olimpíada e o Brasil ainda não conseguiu a tão sonhada medalha / Foto: Londres 2012

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Estados Unidos   
 

                       

       48                         41                        42


 

      2 - China
   

                   

       27                        14                       08


 

       3 - Suécia

 
                  

       06                       08                       07


 

  

A modalidade   

Os Saltos Ornamentais é um dos quatro esportes aquáticos nos Jogos Olímpicos, juntamente com a natação, o nado sincronizado e o pólo aquático. Em Londres 2012, haverá o trampolim de 3m e a plataforma de 10m (sincronizado e individual), com eventos para homens e mulheres, somando oito pódios em disputa no geral.

Os saltadores recebem pontos numa escala de 01 a 10, de um painel de jurados que observam a dificuldade e execução de cada salto. No salto sincronizado, os jurados também prestam atenção ao nível de sincronização da dupla de saltadores.

Desde 1904, quando o norte americano William Dickey levou a medalha de ouro, o esporte está presente no cronograma olímpico. Em 2008, a anfitriã China dominou a modalidade com sete dos oito ouros em disputa. Mesmo assim, por só ter sido liberada a sua participação a partir de 1984, devido a questões governamentais, a China não é o país com mais medalhas da modalidade. Perde para os Estados Unidos. Apenas 20 nações já subiram ao pódio nos Saltos Ornamentais em uma Olimpíada e o Brasil ainda não conseguiu a tão sonhada medalha.

 

 Você Sabia ?

- Nos Jogos de 1988, o saltador norte-americano Greg Louganis bateu sua cabeça no trampolim de 3 m, durante a fase preliminar. Sofreu uma concussão, mas ainda assim continuou na disputa e foi medalha de ouro

- O salto sincronizado só foi adicionado às Olimpíadas de 2000, em Sidney

- Um total de 180 mil azulejos foram utilizados para forrar as piscinas Centro Aquático das Olimpíadas de Londres
 

Razões para assistir 

1. Esforço pela perfeição – Os saltadores podem perder medalhas por margens minúsculas. A menor quantidade de água jogada para fora da piscina no mergulho pode ser o diferencial na decisão pelo ouro.

2. Disciplina total – Os atletas precisam ter muita disciplina e dedicação para não parecerem rígidos e robóticos em seus saltos. O nível de habilidade e concentração é verdadeiramente invejável.

3. Linda exibição – As manobras, formas e rotações que os saltadores realizam em frações de segundos são mesmo de tirar o fôlego!

 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook