O alvo, cujo diâmetro é de 1,22m e o centro dourado, com apenas 12,2cm, ficam a 70m de qualquer competidor, seja homem ou mulher. O máximo atingível é de 10 pontos, concedido a quem acerta o alvo em cheio / Foto: Londres 2012

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Coréia do Sul   
 

                       

       16                         09                        05


 

      2 - Estados Unidos
   

                   

       14                        09                       08


 

       3 - Bélgica

 
                  

       11                       06                       03


 

  

A modalidade   

A mais antiga evidência do Tiro com Arco que se tem notícia é de 10 mil anos atrás, quando o homem usava suas habilidades para caçar e sobreviver. Mas o Tiro com Arco só foi reconhecido como esporte na Inglaterra medieval, quando ele foi considerado tão importante para a defesa das nações que qualquer homem entre sete e 60 anos era obrigado por lei a participar das competições.

No entanto, o esporte passou por tempos difíceis em Jogos Olímpicos. Apareceu pela primeira vez nos Jogos de 1900, em Paris, mas foi excluído do programa olímpico em 1920, por conta de muitas regras e da variedade equipamentos entre as nações competidoras. Voltou apenas 52 anos depois, em Munique 1972.

Desde então, tem se tornado um esporte popular e bastante competitivo nas Olimpíadas, com duas nações que se destacam pela atuação campeã.
A Coréia do Sul vem sendo o país de mais sucesso na modalidade, com 16 medalhas de ouro e 30 no total. O rival mais próximo é os Estados Unidos, com 14 medalhas de ouro e 31 pódios.

O tiro com arco é um esporte fácil de acompanhar. Os homens e mulheres competem individualmente e em times de três componentes cada. Os países competem entre si em uma melhor de 24 tiros.

O alvo, cujo diâmetro é de 1,22m e o centro dourado, com apenas 12,2cm, ficam a 70m de qualquer competidor, seja homem ou mulher. O máximo atingível é de 10 pontos, concedido a quem acerta o alvo em cheio.

As competições em Londres serão em melhores de sete e cada sete consiste em três flechas por arqueiro. O esportista terá 40 segundos para colocar em prática cada lançamento. O Brasil nunca subiu ao pódio na modalidade. 

 

Você Sabia ?

- Se uma flecha atingir a linha entre duas áreas de pontuação, vale a que pontua mais

- As flechas podem chegar a 240 km/h

- As iniciais do atirador devem ser gravadas em cada flecha

- A primeira competição de Tiro com Arco organizada que se tem notícia data de 1583, com aproximadamente 3000 participantes

- O neozelandês Neroli Fairhall fez história em 1984 ao ser o primeiro atleta em uma cadeira de rodas a competir nos Jogos Olímpicos

- A divisão da flecha de um concorrente com outra é chamada de “Robin Hood”
 

Razões para assistir 

1. Equilíbrio e habilidade – Isso não é como jogar papel enrolado na lixeira no trabalho. Arqueiros visam um alvo com diâmetro de 1,22m a uma distância de 70m. E o centro é ainda menor, com apenas 12,2cm de diâmetro, o que exige grande habilidade. Atingir o centro três vezes é o que está na mente de um campeão.

2. Nervo exemplar – Em nenhum outro esporte, os nervos do competidor têm tanto efeito em suas chances de medalha. O menor movimento pode custar ao arqueiro pontos valiosos.

3. Corrida contra o tempo – A cronometragem de cada tiro assegura que as flechas sejam atiradas no tempo certo, e frequentemente a última flechada garante a vitória ou a derrota do competidor. Quem consegue ficar calmo sob tanta pressão?

 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook