Um dos mais bonitos espaços a céu aberto em Londres, o Hyde Park será palco para o início e o fim do Triathlon / Foto: Londres 2012

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Austrália   
 

                       

       01                         02                        01


 

      2 - Nova Zelândia
   

                   

       01                        01                       01


 

       3 - Canadá

 
                  

       01                       01                       00


  

A modalidade   

Ninguém parece apto para confirmar a origem do Triathlon – alguns dizem que foi na França, entre as duas Guerras Mundiais; alguns dizem que foi na América, nos anos 70. Mas o que nós sabemos é que, após duas horas de disputas, os atletas ficam exaustos. E os espectadores também!

A competição do Triathlon é composta por três modalidades distintas: natação, ciclismo e corrida. Os atletas iniciam a disputa pelo ouro com uma maratona aquática de 1500m, seguida por 40km de ciclismo e concluída por uma corrida de 10km. Tudo isso em menos de duas horas, inclusive as transições de um esporte para outro.

Conservar a energia e os músculos é a chave para se sair bem no Triathlon. Na maratona aquática, os atletas costumam salvar suas pernas e utilizarem mais os braços, que serão menos necessários no ciclismo e na corrida.

Mais de 50 atletas duelarão em cada uma das categorias masculina e feminina. Os classificados para os Jogos são definidos a partir do ranking mundial e nenhum país pode levar mais que três competidores.

Nas três exibições do Triathlon em Olimpíadas, apenas nove países levaram medalhas para casa. O Brasil ainda não se saiu tão bem, mas terá três atletas em Londres: Pâmella Oliveira no feminino e Reinaldo Colucci e Diogo Sclebin na disputa masculina.

 

Você Sabia ?

- As seis medalhas de ouro até hoje disputadas no Triathlon olímpico foram ganhas por seis diferentes nações: Canadá e Suíça (2000), Nova Zelândia e Áustria (2004) e Alemanha e Austrália (2008)

- No fim do Triathlon, os organizadores geralmente fornecem uma estação de ajuda, com água, frutas e outros refrescos

- Quando ele não está ocupado em busca da vitória em Grandes Prêmios, o campeão de Fórmula 1 Jenson Button costuma competir no Triathlon
 

Razões para assistir 

1. Ultrapassando barreiras – Acompanhar os atletas colocando eles mesmos à frente de seus limites nos mostra o quanto um ser humano pode ser forte e dedicado.

2. Glorioso Hyde Park – Um dos mais bonitos espaços a céu aberto em Londres, o Hyde Park será palco para o início e o fim do Triathlon. 

3. Transições rápidas – No Triathlon, as transições da natação para o ciclismo e do ciclismo para a corrida precisam ser muito rápidas e são essenciais para um bom resultado. Imagine o quão difícil deve ser trocar de roupas tão rapidamente e após grande desgastes!

 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook