Robert Scheidt e Bruno Prada são os favoritos a medalha de ouro em Londres 2012 / Foto: Esporte Alternativo

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Grã-Bretanha   
 

                       

       24                         14                        11


 

      2 - Estados Unidos
   

                   

       19                        23                       17


 

       3 - Noruega

 
                  

       17                        11                       03


 

 

A modalidade   

A linda Baía de Weymouth está pronta para receber as competições de Vela dos Jogos de Londres 2012, nas quais 380 atletas irão disputar 10 medalhas de ouro durante 14 dias de competição, nas águas desafiadoras do Canal Inglês.

As competições de Vela se dividem em duas categorias principais: disputas contra um oponente apenas e as corridas em massa, com vários atletas. Nas disputas diretas (com apenas dois países), um time só precisa bater quem estiver velejando contra. Logo, a estratégia se mostra um ponto determinante para a vitória.

O formato de pontuação é um pouco complexo: são 10 regatas em cada uma das 10 categorias (com exceção para a 49er masculina, onde são 15 regatas) e os pontos são ganhos de acordo com as posições nas chegadas, com o primeiro lugar marcando um ponto, o segundo dois e assim por diante.

Os 10 barcos com as menores pontuações se classificam para a medal race, na qual as pontuações são dobradas. Os campeões são determinados conforme os pontos combinados das duas fases.

Historicamente, os britânicos dominam a modalidade. O tricampeão Ben Ainslie, exemplo deste sucesso, poderá se tornar o maior velejador olímpico se conquistar outro ouro em casa.

O Brasil tem um excelente retrospecto na Vela, graças a atletas como Robert Scheidt e Torben Grael, campeões recentes do País. Com 16 medalhas (6 ouros, 3 pratas e 7 bronzes), o Brasil ocupa a 10ª posição no quadro da modalidade, no qual 43 nações já subiram ao pódio. 

 

Você Sabia ?

- A Grã-Bretanha foi a nação de maior sucesso na Vela nas últimas três edições dos Jogos Olímpicos

- O nome do esporte foi alterado de Iatismo para Vela a partir dos Jogos de Sydney, em 2000

 O dinamarquês Paul Elvstrom, tetracampeão olímpico entre 1948 e 1988, velejou com sua filha Trine nas duas últimas participações nos Jogos – a única vez que um pai e sua filha competiram juntos nos Jogos Olímpicos
 

Razões para assistir 

1. Táticas perspicazes – As regatas de Vela são extremamente táticas, do início ao fim. É só notar o quanto os velejadores olham para trás para ver onde estão seus adversários.

2. Leitura do tempo – Prever e reagir às condições climáticas é a chave para se sair bem na Vela. Logo, o Canal Inglês, tão bom quanto as águas fortes dos mares, manterá os velejadores bastante atentos.

3. Comunicação psíquica – Nas categorias de dois e três homens por barco, os velejadores estão em tamanha sincronia que raramente se fala uma palavra durante uma regata. Então é bom prestar atenção nas manobras que o barco faz para entender o que eles estão pensando!

 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook