Em Londres 2012, o Vôlei de Praia será disputado em três mil toneladas de areia, por 48 homens e 48 mulheres, que vão fazer de tudo para ficar com a medalha de ouro / Foto: Londres 2012

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Estados Unidos   
 

                       

       05                         01                        01


 

      2 - Brasil
   

                   

       02                        05                       05


 

       3 - Austrália

 
                  

       01                       00                       01


 

 

 A modalidade   

Em Londres 2012, o Vôlei de Praia será disputado em três mil toneladas de areia, por 48 homens e 48 mulheres, que vão fazer de tudo para ficar com a medalha de ouro. Serão 24 duplas em cada categoria, com as preliminares contando com quatro grupos de seis equipes cada, que jogam contra si uma única vez. A partir daí, 16 duplas se classificam para as oitavas de final.

A quadra do esporte tem o mesmo tamanho do vôlei, 16m x 8m, mas é coberta com areia. Ao invés dos seis atletas presentes no Vôlei disputado em quadra coberta, somente dois jogadores formam o time do esporte disputado em local aberto.

Os jogadores e jogadoras vestem menos roupas e o vencedor é definido em uma melhor de três sets, de 21 pontos cada. Caso cada equipe vença um set, o terceiro é disputado em apenas 15 pontos. Para se definir o vencedor de um set, a dupla terá que vencer por uma margem de dois pontos. No Vôlei de Praia, as equipes trocam de lado a cada sete pontos, ou a cada cinco no terceiro set.

Parte da estratégia do esporte consiste em olhar para o traseiro do parceiro ou da parceira. Mas não em uma forma pejorativa, e sim para descobrir quais serão as próximas jogadas e o posicionamento.

Naturalmente, países com praias abundantes parecem ser os que têm mais sucesso no esporte, com muitas expectativas de medalhas recaindo sobre o Brasil. Independente do país vencedor, os torcedores querem que o sol fique forte entre os dias 28 de julho e 09 de agosto.

 

Você Sabia ?

- Substituições não são permitidas nas partidas do Vôlei de Praia

- No sul da Califórnia, onde o esporte teve início, os nudistas ainda jogam partidas, principalmente na Praia Negra

- O esporte se tornou olímpico em 1996, em Atlanta e desde então tem se tornado um dos mais populares dos Jogos Olímpicos
 

Razões para assistir 

1. Evento ao ar livre – Pegue seus óculos de sol e aproveite o clima no Horse Guards Parade, onde ocorrerão as competições.

2. Sinais nas costas – Saiba mais sobre as estratégias sinalizadas pelos atletas em uma das mais finas deixas dos Jogos.

3. Labuta e elegância – Já é difícil o bastante andar na areia sem ter que manter uma bola no ar, certo? Pois os atletas deste esporte fazem isso e ainda com uma elegância que merece aplausos.

 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook