Yane Marques é a 5ª colocada na Copa do Mundo de Pentatlo Moderno da Hungria

Yane Marques é a 5ª colocada na Copa do Mundo de Pentatlo Moderno da Hungria / Foto: DivulgaçãoHungria - Competindo ao lado de 35 pentatletas de todo o mundo, a brasileira Yane Marques terminou em quinto na final da terceira etapa da Copa do Mundo de Pentathlon Moderno, realizada neste sábado, na Hungria.

O bom desempenho da atleta, que está em sexto no ranking mundial, foi conquistado com desempenho equilibrado nas cinco modalidades do esporte: esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida, somando 5340 pontos. A egípcia Ana Medany venceu a competição na capital húngara com 5452.

Em 2011, a pernambucana chegou à final de todas as copas do Mundo. Com o quinto lugar em Budapeste, fez sua melhor participação em uma etapa do torneio. Em fevereiro, em Palm Springs (EUA), Yane ficou em oitavo lugar. Dois meses depois, na ilha italiana de Sardenha, com uma recente lesão na panturrilha, terminou em 17º.

Na primeira prova do dia na Hungria, a esgrima, a brasileira fez a 11ª melhor luta. Venceu 20 duelos, conquistando 880 pontos. Na natação, modalidade que tem mais afinidade, nadou os 200 metros livres no sexto melhor tempo, 2'13"25, somando 1204 pontos.

Logo depois no hipismo, Yane fez o 12º desempenho, o suficiente para somar 1180 pontos para sua classificação. Nesta prova, as competidoras conhecem seu cavalo em um sorteio realizado pouco tempo antes. Todas têm 20 minutos para se ambientar com o animal.

A última prova do dia foi o evento combinado de tiro e corrida. A brasileira fez as três séries de cinco disparos, intercaladas com os três mil metros de percurso, no 16ª tempo, 12'11"64. Acrescentou 2076 pontos.

A próxima e última etapa da Copa do Mundo já entre 25 a 29 de maio, em Chengdu (China). A grande final será realizada em 9 e 10 de julho, em Londres (Inglaterra).