Solidariedade Olímpica Internacional apoia iniciativas para especializar técnicos brasileiros

Programa de Desenvolvimento da Estrutura de Treinamento de Modalidades Pan-americanas e Olímpicas busca desenvolver os técnicos e atletas do esporte brasileiro / Foto: DivulgaçãoRio de Janeiro - Formar uma rede de conhecimento é importante para manter os técnicos brasileiros atualizados. Também permite que atuem como agentes multiplicadores em prol do desenvolvimento de modalidades esportivas. Essa é uma das metas do Programa de Desenvolvimento da Estrutura de Treinamento de Modalidades Pan-americanas e Olímpicas.

Mais recente iniciativa da Solidariedade Olímpica do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o Programa se dedica às modalidades que procuram estruturar e sistematizar metodologias de treinamento entre profissionais ligados a preparação e renovação de atletas de alto rendimento.

O objetivo é contribuir, junto a parceiros especialistas e financeiros, com a elaboração de planos de desenvolvimento, implantação de projetos e manutenção da rede de conhecimento entre técnicos brasileiros e os maiores especialistas nas respectivas modalidades. Conheça algumas dessas ações, apoiadas pela Solidariedade Olímpica Internacional (SOI), em parceria com as Confederações Brasileiras e com o COB:

Ciência aplicada ao treinamento de remo é tema de seminário 

Técnicos expoentes do remo nacional participaram de um seminário intensivo em Saquarema, no Rio de Janeiro, no mês de março, ministrado pelo Prof. Dr. Ulrich Hartmann, Diretor do Instituto de Ciência do Movimento e Treinamento Esportivo da Universidade de Leipzig.

O especialista, que permaneceu como consultor da equipe chinesa após treiná-la para os Jogos Olímpicos Pequim 2008, veio ao Brasil com indicação apoiada pela Federação Internacional de Remo (FISA). Dr. Hartmann e sua equipe apresentaram aspectos como os fundamentos da ciência de treinamento, a fisiologia do desempenho no remo, os suplementos de energia do esporte e o relacionamento entre técnico e atleta. Subsidiado pela SOI e pelo COB, o seminário foi uma parceria entre a Solidariedade Olímpica - Brasil e a Confederação Brasileira de Remo (CBR).

Campeão olímpico espanhol apresenta seminário de tiro com arco 

Outra atividade desenvolvida pelo Programa foi o Primeiro Seminário Master Plan 2016 do tiro com arco, realizado em Maricá, no Rio de Janeiro, de 23 a 27 de março. As sessões foram ministradas pelo campeão olímpico Juan Carlos Holgado. Referência na modalidade, o espanhol, que é diretor de eventos da Federação Internacional de Tiro com Arco (FITA), virá mais duas vezes ao Brasil até 2012 para dar sequência aos seminários. Nesse período, também realizará acompanhamento à distância dos técnicos, com o suporte da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTARCO) e do COB.

O diferencial do Programa surgiu neste projeto a partir do momento em que a Solidariedade Olímpica - Brasil, em parceria com a área de Ciência do Esporte COB, integrou ciência e tecnologia. A sustentabilidade da qualidade técnica da metodologia adotada entre as visitas representou, ao mesmo tempo, uma preocupação e um estímulo para inovar o Programa.
Por isso, fatores como precisão do equipamento e das posições do arqueiro foram determinantes para a escolha do projeto como piloto. Todas as sessões ministradas foram documentadas em filmagem.

Com o material, treinadores de Maricá (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Bento Gonçalves (RS) e Florianópolis (SC) poderão revisar o conteúdo até o próximo encontro. Inserida no Programa de Legado da Solidariedade Olímpica - Brasil, a apostila eletrônica facilitará o compartilhamento de conhecimento e de metodologias adotadas por profissionais de todo o País. O Master Plan 2016 do tiro com arco é uma parceria entre o COB, a FITA e a CBTARCO