Londres 2012 revela os planos para a Tocha Olímpica

O Comitê Organizador de Londres 2012 anunciou detalhes do acendimento da chama olímpica e sua chegada ao Reino Unido em 18 de maio / Foto: Divulgação Londres - O Comitê Organizador de Londres 2012 anunciou detalhes do acendimento da chama olímpica e sua chegada ao Reino Unido em 18 de maio.

A tocha será acesa na Grécia em 10 de maio, numa cerimônia organizada pelo Comitê Olímpico Helênico. Ela será acesa usando os raios de sol no templo de Hera em Olímpia, em uma festa tradicional de uma hora de duração, entre as ruínas históricas da Grécia – onde nasceram os Jogos antigos.

Em seguida, será levada em um revezamento de oito dias ao redor da Grécia, antes de chegar ao Estádio Panathenaikos, em Atenas, no dia 17 de maio, para a cerimônia olímpica oficial de acendimento da chama principal. No dia seguinte, segue para o Reino Unido.

Uma aeronave pintada especialmente de dourado fará o transporte da preciosa carga. Como a chama olímpica é classificada como um símbolo, a viagem será autorizada com ela acesa. O vôo terá uma autorização especial da autoridade de Aviação Civil. O trajeto será em um compartimento especial, firmemente fixado no avião com um dispositivo de segurança.

Chegada ao Reino Unido - A chegada ao Reino Unido está prevista para o início da noite de 18 de maio, na Royal Naval Air Station Culdrose, perto Helston, em Cornwall.  A escolha da base aeronaval  é um reconhecimento da contribuição  que os serviços marítimos e costeiros de busca e salvamento realizam para a população.

Na manhã de 19 demaio, a chama olímpica viajará para a Ilha End, pronta para dar início ao revezamento da tocha dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. A viagem de setenta dias, por todo o Reino Unido, terminará no Estádio Olímpico em 27 de julho, para a cerimônia de abertura dos Jogos.

O presidente do Comitê Organizador, Seb Coe, antecipou um pouco das expectativas dos organizadores britânicos. "Minha  equipe está ansiosa para trabalhar com o Comitê Olímpico grego,  com o Ministério da Defesa e com os nossos parceiros comerciais para criar eventos emocionantes, a fim de marcar a cerimônia grega e a chegada da tocha às nossas terras".