Atletas passam a contar com Sala de Força e Condicionamento do CT Time Brasil

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) deu mais um passo importante na ampliação de um dos principais espaços voltados para preparação e treinamento de atletas de alto rendimento do Brasil / Foto: Rafael Bello / COBRio de Janeiro - O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) deu mais um passo importante na ampliação de um dos principais espaços voltados para preparação e treinamento de atletas de alto rendimento do Brasil. Na última semana, o COB inaugurou a Sala de Força e Condicionamento do Centro de Treinamento Time Brasil, no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Planejada pela arquiteta do COB, a judoca olímpica Daniela Polzin, o espaço conta com uma área de 500m² toda equipada com aparelhos de última geração, doados pelas empresas Movement e Ziva. A sala também será utilizada para a recuperação de lesões de atletas brasileiros, de acordo com a indicação do departamento médico do COB.

A aquisição dos equipamentos e aparelhos foi feita após estudo da área de Ciências do Esporte do COB e entrevistas com treinadores e atletas. O objetivo do COB é oferecer aos atletas e treinadores um espaço adequado e completo para o treinamento especificamente voltado para o alto rendimento. "Estamos oferecendo aos atletas brasileiros a maior instalação de preparação física do país. Para os atletas, o conforto de fazer toda sua preparação física no mesmo local é o ideal. Para um país se tornar uma potência olímpica é fundamental ter centros de treinamento para o alto rendimento. O Centro de Treinamento Time Brasil está no caminho certo", afirmou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.

Além de Nuzman, estiveram presentes ao lançamento o superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire; o presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Coaracy Nunes; o presidente da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso, Ricardo Calmon; a presidente do Clube de Regatas Flamengo, Patrícia Amorim; o presidente do Tijuca Tênis Clube, Paulo Maciel; o presidente da Movement, que doou, através de parceria com o COB, diversos aparelhos à sala, Takashi Nishimura; e atletas do Time Rio, projeto de apoio ao treinamento de atletas para os Jogos Olímpicos Londres 2012 financiado pela Prefeitura, Kaio Marcio, Nivalter Santos, Rosângela Santos, Cesar Castro, Natalia Falavigna, Barbara Leôncio e Evelyn Santos.

"Esta sala tem importância fundamental para nossa preparação. Aqui o atleta tem à sua disposição uma estrutura completa em um mesmo local, evitando deslocamentos, o que facilita o treinamento. Agradeço ao COB e a Prefeitura do Rio. Este centro de treinamento já está fazendo a diferença para mim e fará para muitos atletas", afirmou a medalhista olímpica de taekwondo, Natália Falavigna, que já utilizava as instalações do Maria Lenk, diariamente, no Centro de Treinamento de Taekwondo.

A Sala de Condicionamento e Força está dividida em cinco áreas: funcional; pesos; máquinas; eletrônicos e cárdio. O COB pretende atualizar constantemente o equipamento oferecido aos atletas, de acordo com as necessidades apresentadas pelos mesmos. Em fevereiro, uma nova remessa de aparelhos chegará ao CT.

A sala de força e condicionamento do CT Time Brasil será utilizada pelos atletas do Time Rio e está sendo oferecida às Confederações Brasileiras Olímpicas e clubes que trabalhem o alto rendimento. Atletas ou treinadores de taekwondo, atletismo, ginástica artística, natação, natação sincronizada, saltos ornamentais, levantamento de peso, judô e canoagem já mostraram interesses na utilização do espaço.

"O espaço é maravilhoso. Os aparelhos são ótimos, de última geração. A estrutura é completa, perfeita para o alto rendimento. Estávamos precisando de um centro de alto rendimento deste nível. Aqui tem tudo para ser um grande celeiro de atletas. Com certeza é uma vantagem para os atletas brasileiros e nos coloca de igual para igual com os maiores atletas de nível internacional. Agora é usufruir desta estrutura, treinar bastante e mostrar resultados", analisou o nadador Kaio Marcio, que já possui o índice olímpico nos 100m e 200m borboleta.

CT Time Brasil

Ações realizadas no CT Time Brasil:

- Centro de Treinamento de Taekwondo (dezembro de 2010)

- Sala de Descanso com 36 leitos (dezembro de 2011)

- Blocos de partida e raias antiturbulência no Parque Aquático Maria Lenk (dezembro de 2011)

Próximas entregas:

- CT de Ginástica Artística no Velódromo (até março de 2012)

- Laboratório Olímpico (junho de 2012)

Destaques da Sala de Força e Condicionamento do CT Time Brasil:

- Keiser - Equipamento multi-funcional que permite treinamento da força e potência musculares, com resistência variável, exercida por um sistema de carga pneumática. O mesmo apresenta a possibilidade de realização de gestos esportivos específicos de diferentes modalidades por ser composto por braços, cabos e roldanas articuláveis e ajustáveis; e permite a realização de exercícios tanto em posição estática quanto com deslocamento corporal.

- 3 esteiras de tecnologia de ponta. As esteiras podem simular percursos das principais maratonas do mundo, reproduzindo distâncias e inclinações encontradas ao longo das provas. As esteiras possuem também moderno sistema de absorção de impacto, preservando a as articulações dos atletas.

- 2 remos ergômetros e 1 caiaque ergômetro - Para simulação e treinamento de remo e canoagem

- Linha Next - Equipamentos eletrônicos onde as cargas, programas, amplitude, velocidade e potência são monitorados e disponibilizados através de uma interface interativa. Os atletas e treinadores controlam o andamento de toda a rotina garantindo correções de velocidade e amplitude melhorando a performance de forma customizada a cada atleta.

- Duas telas de 32 polegadas dotadas de programa para criação e compartilhamento de treinamento, geração de histórico e relatórios para atletas e treinadores.

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook