Artigos produzidos pela equipe médica do COB recebem destaque internacional

A equipe médica do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) tem sido referência quando o assunto diz respeito a pré-lesões e prevenção de lesões em grandes eventos esportivos / Foto: Divulgação COBRio de Janeiro - A equipe médica do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) tem sido referência quando o assunto diz respeito a pré-lesões e prevenção de lesões em grandes eventos esportivos.

Artigos produzidos por profissionais do Departamento Médico da organização foram destaque em duas das mais respeitadas revistas da comunidade científica internacional: a Physiotherapy in Sport e o British Journal of Sports Medicine, que possui apoio do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Com o tema "Brazilian physiotherapy services in the 2007 Pan-American Games: injuries, their anatomical location and physiotherapeutic procedures", o artigo alcançou projeção nas duas revistas e foi apontado pelo PubMed como o mais acessado em buscas com assuntos relacionados a lesões em eventos esportivos. Apresentado em 2008, o estudo se baseou em um levantamento de atletas com pré-lesões durante os Jogos Pan-americanos Rio 2007. O segundo artigo, "A Survey of the Participation in Competitive Sports Despite Musculoskeletal Complaints", recebeu destaque na revista British Journal of Sports Medicine. Desenvolvido em 2011, buscou avaliar o nível de confiança dos atletas lesionados durante as competições.

Para Henrique Jatobá, Fisioterapeuta Responsável do COB, o destaque das publicações abre caminhos, uma vez que a partir dos estudos foram gerados programas para tratamento e prevenção das lesões dos atletas. "O trabalho está sendo realizado com atletas do Time Brasil e Time Rio, como Robert Scheidt, Bruno Prada, Poliana Okimoto e Ricardo (Bimba) Winicki, mas esperamos ampliar para as categorias de base", afirmou.

O primeiro artigo foi escrito por João Grangeiro Neto, Diretor Médico, e Henrique Jatobá Barreto, além de Alexandre Dias Lopes, Ronaldo Aguiar e Francine Gondo, Fisioterapeutas em missão pelo COB. O segundo contou com a colaboração de João Olyntho Neto, Médico em missão pelo COB, além de João Grangeiro, Henrique Jatobá, e Alexandre Dias.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook