Nubia Soares consegue índice para o Mundial

Mineira obtém recorde pessoal no triplo, com 14,35 m, em São Bernardo / Foto: Osvaldo F./Contrapé/B3

São Paulo - A mineira Nubia Soares (B3 Atletismo) venceu a prova do salto triplo do Circuito Prata da Federação Paulista (FPA), disputado neste domingo (dia 23), na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo (SP).
 
Com a marca de 14,35 m (-0.4), recorde pessoal, a atleta conseguiu o índice para o Campeonato Mundial de Londres, que será disputado de 4 a 13 de agosto, na Grã-Bretanha.
 
A marca mínima exigida pela IAAF para a prova é de 14,10 m. Já o melhor resultado anterior da saltadora, nascida em Lagoa da Prata, no dia 26 de março de 1996, era de 14,22 m, obtido em 2014. Os 14,22 m garantiram à brasileira a liderança no Ranking Mundial Sub-20 daquela temporada.
 
"Conseguir o índice tira um peso e possibilita um trabalho mais tranquilo visando o Mundial", disse Nubia, que passou a ser treinada desde o final do ano passado por Aristides Junqueira, o Tide. "O objetivo é sempre buscar a superação", concluiu.
 
Na prova, Claudine Paola Gimenes de Jesus (Pinheiros) ficou na segunda colocação, com 12,82 m (-0.7), seguida de Jacqueline Gonsales Sá (ASA São Bernardo-Caixa), com 12,40 m (-0.4).
 
No lançamento do disco feminino, Andressa Oliveira de Morais (Pinheiros) ratificou o índice Mundial de Londres ao vencer a prova, com 61,88 m (a marca exigida pela IAAF é de 61,20 m). Ela já havia conseguido a marca mínima no dia 25 de março, em São Bernardo, com 61,78 m. "Queria uma marca melhor, mas é uma questão de tempo", disse a atleta paraibana, de 26 anos, recordista sul-americana da prova, com 64,21 m.
 
Lidiane Milena Cansian (Orcampi Unimed) ficou com a medalha de prata, com 54,95 m, seguida de Izabela Rodrigues da Silva (B3 Atletismo), com 52,70 m.
 
Os índices para o Mundial de Londres podem ser alcançados até o dia 23 de julho. Para ir ao Mundial, além de fazer o índice, o atleta deve estar entre os 40 primeiros de sua prova do Ranking Olímpico (considerando-se até três atletas por país).
 
As marcas obtidas neste final de semana precisam ainda ser homologadas pelo Departamento Técnico da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook