Ciclismo BMX

 

O  BMX apareceu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em Pequim 2008 / Foto: Rio 2016 / Alex Ferro

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Letônia   
 

                       

       02                         00                        00


 

      2 - França
   

                   

       01                        01                       00


 

       3 - Colômbia

 
                  

      01                      00                       01


 

 

A modalidade   

O BMX começou a ganhar força no fim da década de 1960, na Califórnia, na mesma época em que o motocross se tornou popular nos Estados Unidos. A disciplina foi integrada ao quadro organizacional da União Ciclística Internacional (UCI) em 1993, 15 anos antes de a corrida de BMX aparecer pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, em Pequim 2008.
 
O esporte já é considerado, porém, um dos mais populares. Disputado numa pista de terra, com diversa rampas, o BMX proporciona ao espectador tombos e manobras espetaculares.
 
As bicicletas, claro, são específicas para esse esporte, com rodas três vezes menores que o normal (aro 20) e apenas um breque e uma marcha. São, também, muito resistentes para aguentar os trancos e barrancos do BMX.

Oito ciclistas se exibem por vez, iniciando a corrida do alto de uma rampa de 8m para um circuito de 300 a 400m com muitas rampas e sobressaltos, além de viradas, subidas e descidas. Apenas os quatro primeiros a cruzarem a linha de chegada avançam para a bateria seguinte.

Na Rio 2016, 48 atletas (32 homens e 16 mulheres) disputarão as duas medalhas de ouro.

Você Sabia ?

- Em Londres 2012, a colombiana Mariana Pajón estreou nos Jogos, aos 20 anos, levando para casa o segundo ouro da história do seu país. - O Ciclismo de Pista foi disputado pela primeira vez na Grã-Bretanha, na década de 1870.

- Pela grande incidência de tombos, os atletas precisam se precaver ao máximo no BMX, utilizando trajes acolchoados, capacetes com protetor de boca e luvas.

 - Push and pump é o nome que os ciclistas do BMX dão para o impulso corporal dado durante os saltos nos obstáculos, para ganhar velocidade e pousar suavemente.

Razões para assistir 

1. Tombos e manobras espetaculares - Com rampas altíssimas, o BMX proporciona imagens incríveis das manobras dos atletas (inclusive as que não dão certo e acabam em tombos).

2. Brasileiros na disputa - Dois brasileiros representarão o país no BMX, Priscilla Carnaval e Renato Rezende.

3. Ambiente rústico - A pista de BMX da Rio 2016, montada no Parque Radical de Deodoro, foi elogiada pelos atletas e possui um cenário bastante rústico, com barracos cenográficos e muitos obstáculos.

 

 

 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook