Vôlei

 

 Medalhista de prata nas duas últimas Olimpíadas no masculino e bicampeão olímpico no feminino (Pequim 2008 e Londres 2012), o vôlei brasileiro sem dúvidas é favorito ao pódio na Rio 2016 / Foto: Adam Nurkiewicz/Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - União Soviética

 

                       

       08                         03                        03


 

      2 - Brasil

   

                   

       04                        03                       02


 

       3 - Japão

 
                  

       03                       03                       03


 

 

A modalidade   

Em busca de um esporte não tão veloz quanto o basquete e que pudesse ser disputado em quadras cobertas, alunos de uma universidade em Massachusetts criaram o Vôlei. Isso aconteceu no fim do século XIX. Hoje, ele é um dos esportes mais disputados no mundo, com mais de 220 federações internacionais e presente no programa olímpico desde os Jogos de 1964, em Tóquio.

No Vôlei olímpico, tanto no feminino quanto no masculino, 12 seleções se dividem em dois grupos de seis times cada, onde cada equipe disputará uma vez contra a outra. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para as quartas de final. A classificação de um país para os Jogos depende de seu desempenho nos últimos 24 meses, conforme a chancela da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Mas pelo menos uma nação por continente está automaticamente classificada.

No Vôlei, seis jogadores de cada equipe se enfrentam em uma quadra de 18m x 9m e um ponto é ganho se a bola toca o chão no lado do adversário ou se ela é jogada para fora pela equipe oponente. Cada time tem direito a tocar três vezes na bola antes de, obrigatoriamente, jogá-la à equipe adversária, sempre acima da rede, posicionada exatamente na divisão dos dois lados da quadra.

Vence uma partida de Vôlei a equipe que conseguir somar três sets primeiro. Para vencer um set, uma equipe precisa somar 25 pontos. No entanto, uma partida pode chegar a cinco sets, sendo o último considerado de desempate, o chamado tie-break, de apenas 15 pontos. É preciso dizer ainda que uma equipe tem que vencer o adversário com no mínimo dois pontos de diferença em cada set.

A Rússia e os Estados Unidos são historicamente grandes campeões do Vôlei nas Olimpíadas, mas Brasil e Cuba também estiveram presentes em muitos pódios desde 1964. 

 

Você Sabia ?

- Durante um saque, a bola pode chegar a até 130 km/h no Vôlei

- A rede na disputa feminina (2,24m) fica 19cm mais baixa que na competição entre os homens (2,43m)

- O Vôlei feminino de Cuba foi tricampeão olímpico (Barcelona 1992, Atlanta 1996 e Sydney 2000)
 

Razões para assistir 

1. Velozes e furiosos – No Vôlei, os jogadores precisam estar atentos durante todo o tempo, assim como quem está acompanhando as disputas.

2. Torcida – A torcida que vai às disputas do Vôlei é geralmente um espetáculo à parte. Bastante barulhentas, chamam a atenção de quem está vendo de fora.

3. Brasil – Medalhista de prata nas duas últimas Olimpíadas no masculino e bicampeão olímpico no feminino (Pequim 2008 e Londres 2012), o vôlei brasileiro sem dúvidas é favorito ao pódio na Rio 2016.

 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook