Triathlon

 

A competição do Triathlon é composta por três modalidades distintas: natação, ciclismo e corrida / Foto: Nigel Roddis/Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Suíça   
 

                       

       02                         00                        02


 

      2 - Austrália
   

                   

       01                        02                       02


 

       3 - Nova Zelândia

 

                  

       01                       01                       01


  

A modalidade   

Ninguém parece apto para confirmar a origem do Triathlon – alguns dizem que foi na França, entre as duas Guerras Mundiais; alguns dizem que foi na América, nos anos 70. Mas o que nós sabemos é que, após duas horas de disputas, os atletas ficam exaustos. E os espectadores também!

A competição do Triathlon é composta por três modalidades distintas: natação, ciclismo e corrida. Os atletas iniciam a disputa pelo ouro com uma maratona aquática de 1500m, seguida por 40km de ciclismo e concluída por uma corrida de 10km. Tudo isso em menos de duas horas, inclusive as transições de um esporte para outro.

O triatlo é um desafio multidisciplinar que combina, numa única prova, 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. Na natação, embora a maioria
dos atletas execute o nado livre, todos os estilos são permitidos. Após sair da água, o competidor deve colocar o capacete antes de pegar a bicicleta. Na etapa do ciclismo, é permitido o vácuo, tática em que os atletas “pegam carona” no ritmo de seus adversários da frente.
 
A terceira e última parte da prova é a corrida. As transições entre cada etapa contam no tempo total do atleta; por isso, manter a resistência para recuperar cada segundo perdido na troca entre os exercícios pode fazer toda a diferença no fim.

Você Sabia ?

- A distribuição dos títulos no triatlo nos Jogos Olímpicos é tão diversificada que, até hoje, apenas a Suíça ganhou mais de um ouro (em Londres 2012 e Sidney 2000) e apenas o canadense Simon Whitfield subiu ao pódio mais de uma vez (para receber o ouro em Sidney 2000 e a prata em Pequim 2008).

- Em um dos momentos mais emocionantes de Londres 2012, foi preciso recorrer ao photo finish, equipamento que fotografa a chegada da prova, para confirmar quem ficaria com as medalhas de ouro e de prata no triatlo feminino. Após terminar apenas alguns centímetros à frente da sueca Lisa Norden, a suíça Nicola Spirig foi declarada campeã Olímpica.

- Quando ele não está ocupado em busca da vitória em Grandes Prêmios, o campeão de Fórmula 1 Jenson Button costuma competir no Triathlon

Razões para assistir 

1. Copacabana de cenário - O triathlon na Rio 2016 será disputado nas areias de Copacabana, uma das praias mais famosas do mundo. A natação será na praia, e a corrida e o ciclismo vão da orla até algumas ruas do charmoso bairro da zona Sul.

2. Ultrapassando barreiras – Acompanhar os atletas colocando eles mesmos à frente de seus limites nos mostra o quanto um ser humano pode ser forte e dedicado.

3. Transições rápidas – No Triathlon, as transições da natação para o ciclismo e do ciclismo para a corrida precisam ser muito rápidas e são essenciais para um bom resultado. Imagine o quão difícil deve ser trocar de roupas tão rapidamente e após grande desgastes!

 

 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook