Tiro com Arco

 

Setenta metros separam o alvo de 1,22m de diâmetro do arqueiro. A pontuação no alvo vai de um a dez, de acordo com a proximidade do círculo central / Foto: Rio 2016 / Paulo Múmia

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Coréia do Sul   
 

                       

       19                         09                        06


 

      2 - Estados Unidos
   

                   

       14                        10                       08


 

       3 - Bélgica

 
                  

       11                       06                       03


 

  

A modalidade   

A mais antiga evidência do Tiro com Arco que se tem notícia é de 10 mil anos atrás, quando o homem usava suas habilidades para caçar e sobreviver. Mas o Tiro com Arco só foi reconhecido como esporte na Inglaterra medieval, quando ele foi considerado tão importante para a defesa das nações que qualquer homem entre sete e 60 anos era obrigado por lei a participar das competições.

No entanto, o esporte passou por tempos difíceis em Jogos Olímpicos. Apareceu pela primeira vez nos Jogos de 1900, em Paris, mas foi excluído do programa olímpico em 1920, por conta de muitas regras e da variedade equipamentos entre as nações competidoras. Voltou apenas 52 anos depois, em Munique 1972.

Desde então, tem se tornado um esporte popular e bastante competitivo nas Olimpíadas, com duas nações que se destacam pela atuação campeã. A Coréia do Sul vem sendo o país de mais sucesso na modalidade, com 19 medalhas de ouro e 34 no total. O rival mais próximo é os Estados Unidos, com 14 medalhas de ouro e 32 pódios.

Setenta metros separam o alvo de 1,22m de diâmetro do arqueiro. A pontuação no alvo vai de um a dez, de acordo com a proximidade do círculo central.
O arqueiro tem 40 segundos para atirar cada uma de suas seis flechas.
 
Nas finais, o arqueiro tem 20 segundos para atirar cada uma de suas três flechas. No ar, a flecha pode ultrapassar a velocidade de 240km por hora. No sistema de mata-mata, qualquer deslize pode fazer com que o atleta não avance na competição.
 
Nas provas individuais, os arqueiros que obtêm os melhores resultados após cinco séries de três flechas passam à fase seguinte. A mesma regra vale para as provas em equipe, mas classificam-se os melhores conjuntos após quatro séries de seis flechas.
 
Você Sabia ?

- Se uma flecha atingir a linha entre duas áreas de pontuação, vale a que pontua mais

- As flechas podem chegar a 240 km/h

- As iniciais do atirador devem ser gravadas em cada flecha

- A primeira competição de Tiro com Arco organizada que se tem notícia data de 1583, com aproximadamente 3000 participantes

- O neozelandês Neroli Fairhall fez história em 1984 ao ser o primeiro atleta em uma cadeira de rodas a competir nos Jogos Olímpicos

- A República da Coreia é o país com o melhor desempenho em Jogos Olímpicos, tendo conquistado medalhas nas últimas oito edições. Em Pequim 2008 e Londres 2012, os coreanos estiveram no pódio em todos os quatro eventos (provas individuais masculina e feminina e provas de equipes masculina e feminina)

Razões para assistir 

1. Local Inusitado - As provas do tiro com arco da Rio 2016 serão disputadas no palco do Carnaval carioca, a Marques de Sapucaí (Sambódromo).

2. Equilíbrio e habilidade – Isso não é como jogar papel enrolado na lixeira no trabalho. Arqueiros visam um alvo com diâmetro de 1,22m a uma distância de 70m. E o centro é ainda menor, com apenas 12,2cm de diâmetro, o que exige grande habilidade. Atingir o centro três vezes é o que está na mente de um campeão.

3. Glamour cinematográfico - De Robin Hood a Legolas, os arqueiros são ícones da literatura e do cinema mundial. Nos Jogos Rio 2016, a performance heroica dos atletas transformará a ficção em realidade.

 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook