Tênis

 

Na competição de tênis dos Jogos Rio 2016, todos os eventos com medalha serão realizados em formato de eliminação simples. Haverá cinco medalhas de ouro em disputa: individual masculino e feminino, duplas masculinas e femininas e duplas mistas / Foto: Vaughn Ridley/Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Estados Unidos   
 

                       

       20                         06                        12


 

      2 - Grã-Bretanha
   

                   

       17                        15                       14


 

       3 - França

 
                  

       05                       08                       08


 

 

A modalidade   

O Tênis, presente desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos, passou um grande tempo fora das Olimpíadas, de 1924 a 1984. 

O tênis reúne eventos simples de homens e de mulheres, duplas masculinas e femininas e duplas mistas. As partidas são disputadas em melhor de três sets, cada um composto por seis games, e cada game tem quatro pontos, contados em 15, 30, 40 e o último, que encerra o game. O primeiro a vencer seis games ganha o set, a menos que haja empate em 5 a 5, o que leva a mais dois games. Se houver novo empate em 6 a 6, o set é decidido em um tie-break de até sete pontos.
 
Na final Olímpica simples masculina, a partida é decidida em melhor de cinco sets, com os primeiros quatro disputados no formato de tie-break. O set final é decidido por uma diferença de dois games.
 
Na competição de tênis dos Jogos Rio 2016, todos os eventos com medalha serão realizados em formato de eliminação simples. Haverá cinco medalhas de ouro em disputa: individual masculino e feminino, duplas masculinas e femininas e duplas mistas.
 
O Tênis olímpico é disputado no formato mata-mata, com todas as partidas, para homens e mulheres, decididas em melhor de três sets. A exceção fica por conta da final masculina, que é jogada em melhor de cinco sets.

Grandes estrelas do Tênis como Rafael Nadal, Novak Djokovic e Serena Williams estarão competindo no Rio. O Brasil ainda não subiu ao pódio nas competições olímpicas de Tênis.

  Você Sabia ?

- Venus Williams é a maior tenista olímpica da história, com quatro medalhas de ouro consecutivas (Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012)

- O Chile demorou para obter sua primeira medalha de ouro Olímpica, mas, em Atenas 2004, ficou com duas – e todas no tênis. Nicolás Massú venceu os torneios masculinos de simples e duplas, este ao lado de Fernando González

- Gustavo Kuerten, o Guga, esteve em Sidney 2000 e Atenas 2004. Perdeu para os tenistas que deixariam os torneios com a medalha de ouro – o russo
Yevgeny Kafelnikov e o chileno Nicolás Massú. A melhor participação brasileira em Jogos Olímpicos foi de Fernando Meligeni, que ficou com o quarto lugar
em Atlanta 1996

Razões para assistir 

1. Arena novíssima - A arena do tênis, que fica dentro do Parque Olímpico, passou com sucesso no evento teste realizado por lá. E foi elogiada pelos atletas. Vale a pena conferir!

2. Grandes ícones do esporte - Nomes como Roger Federer, Novak Djokovic e Rafael Nadal, virão com tudo para tirar o título Olímpico de Andy Murray. E isso sem falar na chave feminina, com Serena Williams, Ana Ivanovic e outras feras!

3. Dupla brasileira no topo - Depois de atingir o topo do ranking mundial da ATP na chave de duplas, o tenista brasileiro Marcelo Melo encara o trajeto até uma medalha olímpica com Bruno Soares.

 

 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook