Remo

 

Originalmente programado para estrear já nos Jogos de 1896, o Remo só foi disputado pela primeira vez quatro anos depois, em Paris. E esteve em todas as edições das Olimpíadas desde então / Foto: Philipp Schmidli/Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Alemanha   
 

                       

       33                         07                        08


 

      2 - Estados Unidos
   

                   

       32                        31                       24


 

       3 - Grã-Bretanha

 
                  

       28                       22                       13


 

 

A modalidade   

Originalmente programado para estrear já nos Jogos de 1896, o Remo só foi disputado pela primeira vez quatro anos depois, em Paris. E esteve em todas as edições das Olimpíadas desde então. O interesse no esporte aumentou depois que as duas maiores universidades do Reino Unido, Cambridge e Oxford, iniciaram uma corrida anual de barcos no Rio Thames, em 1829. A tradição da disputa universitária é mantida até hoje e atrai milhares de pessoas.

Por um longo tempo, apenas os homens podiam competir no Remo olímpico, mas as mulheres finalmente tiveram sua chance nos Jogos de Montreal, em 1976. 

São 14 eventos: oito para homens e seis para mulheres. Cada regata pode ter até seis barcos. As equipes avançam na competição de acordo com o sistema definido pela Federação Internacional de Remo. A prova de 2.000m é percorrida em linha reta, com marcações a cada 250m. Cada barco tem a sua própria raia, de 13,5m de largura.
 
Figura curiosa no mundo do remo, o timoneiro atua como um técnico dentro do barco: orienta as táticas da equipe e dita o ritmo da remada e a direção do barco, além de motivar os remadores e comunicar as posições dos adversários.  

Você Sabia ?

- O Remo é o único esporte no qual os competidores cruzam a linha de chegada de costas

- O mais jovem campeão olímpico que se tem história fez parte de uma dupla francesa nos Jogos de 1900, em Paris. O garoto, de não mais que 12 anos, participou da cerimônia de premiação, mas depois desapareceu

- A romena Elisabeta Lipa não é apenas considerada uma das melhores remadoras da história, com oito medalhas Olímpicas (cinco ouros, duas pratas e um bronze). Ela também é a detentora do recorde de tempo transcorrido entre a primeira e a última medalhas: 20 anos, de Los Angeles 1984 a Atenas 2004
 
- Em Melbourne 1956, o soviético Viktor Ivanov comemorou tanto a medalha de prata conquistada com o companheiro de equipe Igor Buldakov que a deixou cair no lago Wendouree. Após a competição, meninos de uma escola local saíram à procura da medalha. Andrew Hemingway, de 13 anos, a encontrou e devolveu ao campeão
 
Razões para assistir 

1. Vibração emocionante - Você vai vibrar com uma competição de mais de um século de tradição em águas cariocas, com provas disputadas palmo a palmo e chegadas emocionantes.

2. Cenário de cartão-postal - De quebra, ainda terá o cenário paradisíaco da Lagoa Rodrigo de Freitas como pano de fundo, num dos principais pontos turísticos do Rio.

3. Corridas genuínas – O Remo tem sido há muito tempo um dos esportes mais excitantes dos Jogos Olímpicos, com as corridas de skiff quádruplo sempre de tirar o fôlego!

 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook