Polo Aquático

 

O esporte faz parte do programa olímpico desde os Jogos de 1900, em Paris, quando as regras, diferentes na Europa e na América, foram alinhadas para então poder ser disputado em uma Olimpíada / Foto: Matt King/Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Hungria   
 

                       

       09                         03                        03


 

      2 - Itália
   

                   

       04                        02                       02


 

       3 - Grã-Bretanha

 
                  

       04                       00                       00


 

A modalidade   

Há pouca coisa documentada sobre a criação do Pólo Aquático, mas se sabe que ele foi desenvolvido no século XIX como uma forma aquática de Rúgbi, inicialmente disputada em rios e lagos. A versão que sobreviveu até hoje é semelhante ao Handebol, só que disputada na piscina e com algumas diferenças.

O esporte faz parte do programa olímpico desde os Jogos de 1900, em Paris, quando as regras, diferentes na Europa e na América, foram alinhadas para então poder ser disputado em uma Olimpíada. As mulheres só começaram a participar 100 anos depois, em Sydney 2000.

Em comparação com alguns esportes de equipe, 32 minutos (divididos em quatro períodos de oito minutos) parecem pouco tempo. No entanto, sem poder pôr os pés no fundo da piscina, que tem 2m de profundidade, os atletas se esforçam sem parar, nadando até 5km por partida.
 
Com exceção do goleiro, os jogadores não podem segurar a bola com as duas mãos. Também não é permitido apoiar-se, pegar impulso a partir do gol ou das bordas da piscina, socar a bola ou espirrar água contra o oponente de propósito.
 
Cada equipe é formada por 13 jogadores, sendo sete titulares: seis atletas de linha e um goleiro. As mulheres jogam de maiô, e os homens, de sunga.

Você Sabia ?

- O time masculino húngaro é a mais bem-sucedida equipe do polo aquático Olímpico. Já conquistou 15 medalhas – quase o dobro do segundo colocado,
a Itália, com oito
 
- O torneio feminino ingressou nos Jogos em Sidney 2000, e as norte-americanas nunca estiveram fora do pódio, um feito quase igualado pelas australianas, que só ficaram ausentes em Atenas 2004
 
- O húngaro Olivér Halassy sofreu um acidente de carro quando criança e teve o pé esquerdo amputado. Isso não o impediu de conquistar três medalhas
Olímpicas: prata em Amsterdam 1928 e ouro em Los Angeles 1932 e em Berlim 1936
 
- Oito atletas húngaros foram suspensos em 38 segundos de partida em uma disputa contra a Itália nos Jogos de 1972, em Munique

- Um bom jogador nada por volta de 2,5 km por partida e pode atirar uma bola a até 100 km/h

Razões para assistir 

1. Rivalidade intensa – Como uma das mais antigas modalidades olímpicas, a tendência para a rivalidade é alta, sobretudo entre as melhores nações européias.

2. Reviravoltas – Com apenas 30 segundos de posse de bola para cada time, o placar poderá ver bastante alternância, em disputas certamente muito velozes.

3. Chuva de gols – Jogadas plásticas e muitos gols – são, em média, mais de 10 por partida! – reservam aos espectadores do polo aquático muitas emoções nos Jogos Rio 2016.

 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook