Luta Olímpica

 

Os lutadores ganham pontos extras com lançamentos – do adversário – extravagantes / Foto: Daniel Ramalho / Rio 2016

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - União Soviética     
 

                       

       62                         31                        23


 

      2 - Estados Unidos 
   

                   

       52                        43                       34


 

       3 - Suécia

 
                  

       28                       27                       29


 

  

A modalidade   

A Luta olímpica data do ano 706 a.C., quanto foi disputada primeiramente nos Jogos da antiguidade. Foi uma das mais populares modalidades, pois era vista como um último teste de força física e habilidade de um homem. Nos Jogos Modernos, foi incluída desde a primeira edição, em 1896 – e só ficou de fora em 1900. As mulheres disputaram pela primeira vez a modalidade apenas em 2004, nos Jogos de Atenas.

Existem atualmente duas disciplinas na Luta olímpica: a greco-romana e a livre. São sete categorias de peso para os homens em cada uma das duas disciplinas e quatro para as mulheres, que competem apenas na Luta livre.

Na greco-romana são dois rounds de três minutos, dentro de uma área circular com 9m de diâmetro. A meta é imobilizar o adversário com as costas no chão, golpe chamado pin. Se não for possível, será declarado vencedor quem tiver mais pontos acumulados – por meio de derrubadas do oponente, por exemplo.

Na luta livre, a grande diferença em relação à luta greco-romana está no uso das pernas para derrubar ou deslocar o adversário. Cotovelada, golpes com o joelho, estrangulamento, dedo no olho e puxão de cabelo são proibidos.

Você Sabia ?

- A Luta está presente na disputa olímpica desde os Jogos da antiguidade, há cerca de 2.700 anos atrás

- Países com pouca tradição em Olimpíadas costumam conquistar medalhas na Luta, como o Tadjiquistão, a Moldávia e o Cazaquistão

- A União Soviética participou da luta grecoromana em Jogos Olímpicos somente entre Helsinque 1952 e Seul 1988. Mesmo assim, ainda lidera o ranking de medalhas, com um total de 60, incluindo 34 de ouro
 
- Se vencerem nos Jogos Rio 2016, as japonesas Saori Yoshida e Kaori Icho se tornarão as primeiras lutadoras a levar o ouro nas quatro edições de Jogos Olímpicos de que participaram. A conquista as tornará também as primeiras mulheres a vencer a mesma prova Olímpica quatro vezes.

Razões para assistir 

1. Extravagância brutal – Os lutadores ganham pontos extras com lançamentos – do adversário – extravagantes.

2. Heróis olímpicos – Você vai presenciar um embate de força e resistência, em uma das competições mais antigas e emocionantes dos Jogos Olímpicos, onde os atletas lutam sem o auxílio de quaisquer equipamentos de proteção, mas sob um nobre código de conduta, que proíbe socos e golpes baixos

3. Tensão e intensidade – Uma luta pode ser ganha ou perdida em questão de segundos, o que torna o esporte um dos mais eletrizantes dos Jogos Olímpicos.

 

 

 

 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook