Canoagem Slalom

 

Nos Jogos Rio 2016, serão quatro eventos com medalha – três masculinos e um feminino. Nas provas de canoa individual e canoa dupla, os competidores usam remos de uma pá / Foto: Rio 2016 / Alex Ferro

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Alemanha   

 

                       

       08                         05                       07


 

      2 - Eslováquia
   

                   

       07                        02                       03


 

       3 - França

 
                  

       06                       03                       07


 

  

A modalidade   

Da América do Norte à Polinésia, canoas e caiaques tiveram muitos usos históricos. Seus desenhos variavam, incluindo desde canoas feitas de cascas de árvore abertas até árvores escavadas. Utilizados principalmente para caça e pesca, os caiaques eram feitos de peles de animais, esticadas sobre uma armação de madeira.
 
A disciplina integra o programa Olímpico de maneira definitiva desde Barcelona 1992, mas a primeira competição ocorreu em Munique 1972.
 
A canoagem slalom é praticada em um rio com um trajeto íngreme de 250m. O objetivo é concluir o percurso no menor tempo. A cada edição dos Jogos o
percurso é diferente, por isso experiência e estratégia são fundamentais. O atleta enfrenta correntezas violentas, turbilhões e redemoinhos, fazendo uso de muita força e habilidade.
 
Nos Jogos Rio 2016, serão quatro eventos com medalha – três masculinos e um feminino. Nas provas de canoa individual e canoa dupla, os competidores usam remos de uma pá, enquanto nas de caiaque individual são utilizados remos com pás duplas.
 
Cada evento de canoagem slalom começará com eliminatórias. Os atletas percorrerão o trajeto duas vezes, e os resultados da melhor das duas corridas determinarão quais competidores se qualificam para a semifinal. Semifinal e final consistirão em apenas uma corrida cada. 

 

Você Sabia ?

- Antigamente na Canoagem Slalom, as disputas eram em águas paradas e não em corredeiras como são hoje

- De família canoísta, o francês Tony Estanguet é figura de destaque na canoagem slalom desde os anos 1990. Após a conquista do ouro na prova C1 em Sidney 2000 e Atenas 2004, Estanguet ficou “apenas” em nono lugar em Pequim 2008. Mas em Londres 2012, aos 34 anos, retornou ao pódio para receber a medalha de ouro pela terceira vez
 
- O mais antigo clube de Canoagem do mundo, Clube Real de Canoagem de Londres, foi fundado em 1866

 

Razões para assistir 

1. Intensidade alta – Cada corrida dura entre 80 e 120 segundos e os remadores precisam dar 100% de si do começo ao fim.

2. Drama – A qualquer momento, na Canoagem Slalom, o menor erro pode custar a chance de uma medalha.

3. Belo circuito - O belíssimo Estádio de Canoagem Slalom, em Deodoro, foi elogiado por atletas e técnicos e promete gerar imagens espetaculares das provas na Rio 2016.

 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook