Boxe

 

Cruzado, direto, jab e uppercut são alguns dos principais golpes vistos no ringue de boxe / Foto: Rio 2016 / Daniel Ramalho

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Estados Unidos   
 

                       

       49                         23                        39


 

      2 - Cuba
   

                   

       34                        19                       14


 

       3 - Grã-Bretanha

 

                  

       17                       12                       24


 

 

A modalidade   

O boxe foi introduzido nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga no fim do século VII a.C., quando os adversários lutavam entre si com tiras de couro enroladas nos punhos. Depois de séculos de combates sangrentos, sem luvas, os regulamentos do esporte foram estabelecidos por John Chambers e publicados em 1867. Eles vigoram até hoje.
 
Em Londres 2012, o Comitê Olímpico Internacional permitiu a participação das mulheres nos Jogos. A iniciativa foi tão bem-sucedida que algumas lutas femininas atraíram mais espectadores que as masculinas.
 
Cruzado, direto, jab e uppercut são alguns dos principais golpes vistos no ringue de boxe. O tempo de duração dos combates no boxe Olímpico é curto: três rounds de três minutos cada para o masculino e quatro rounds de dois minutos cada para o feminino. Nos Jogos Rio 2016 serão 10 categorias de peso masculinas e três femininas.
 
Em todas as categorias de peso, a competição de boxe será realizada em formato de eliminação simples padrão. Os vencedores das semifinais em cada categoria competirão pela medalha de ouro, enquanto os perdedores de cada semifinal receberão medalhas de bronze.
 
 

Você Sabia ?

- Até 1936, os pesos eram medidos em pounds e não em quilogramas

- Após algumas decisões controversas do júri no Jogos de Seul, em 1988, a federação incluiu novas regras, como o teste alcoólico para árbitros e juízes

- O esporte se destacou nas Olimpíadas antigas, no século VII a.C., quando os lutadores usavam tiras de couro nos punhos

- O boxe Olímpico pode se orgulhar de ter lançado alguns dos maiores pugilistas de todos os tempos. A lista de ícones inclui Muhammad Ali (ouro em Roma 1960, ainda com o nome Cassius Clay), Joe Frazier (ouro em Tóquio 1964), George Foreman (ouro na Cidade do México 1968), Sugar Ray Leonard (ouro em Montreal 1976), Evander Holyfield (bronze em Los Angeles 1984), Oscar de la Hoya (ouro em Barcelona 1992)
 

Razões para assistir 

1. Competição derradeira – Não tem nada parecido com o Boxe para testar o caráter dos combatentes e estimular o apetite da plateia. Desejo, força, resistência e coragem estarão em exibição no pavilhão 6 do Riocentro.

2. Acompanhar antes – Além de garantir a emoção desde o início, você pode ver boxeadores amadores em ação e grandes lutas antes deles se tornarem grandes estrelas do esporte.

3. História de campeões – A maioria dos lutadores utiliza os Jogos Olímpicos como plataforma para se tornarem profissionais. Talvez vejamos um novo Muhammad Ali na Rio 2016.

 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook