Jogos Universitários Brasileiros acontecem por 11 dias

Luciano Cabral, presidente CBDU / Foto: Luciana Lombardi

Uberlândia - Até o dia 25 de outubro, Uberlândia recebe a maior competição poliesportiva universitária do Brasil. A 63a edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) foi aberta na noite desta quinta-feira (15), na Arena Sabiazinho, e contará com a presença de cinco mil pessoas, entre atletas, técnicos, organizadores e outros profissionais envolvidos diretamente.
 

Para o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, a fase final vem coroar o calendário da CBDU. "Fazemos cada vez mais um esforço maior para atrair os estudantes ao nosso programa, pois a Confederação tem essa bandeira de que o esporte tem de ser um desenvolvimento educacional. Pensamos em formar o atleta e também o cidadão", destacou.

O prefeito Gilmar Machado salientou que os JUBs credenciam Uberlândia para continuar recebendo grandes eventos. "Este em especial é o maior das Américas, depois das Olimpíadas e dos Jogos Panamericanos. A contrapartida do município é com a estrutura dos equipamentos esportivos. Os jogos vão movimentar a nossa economia, especialmente num momento de maior dificuldade econômica", observou.
 
Na solenidade, o público assistiu a entrada das bandeiras e apresentação das delegações. Para encerrar a cerimônia, os presentes curtiram o show do cantor sertanejo Lucas Lucco. A tradicional Pira Olímpica foi acesa pelo atleta olímpico Marilson dos Santos, que é padrinho desta edição dos Jogos. "Tive a oportunidade de participar dos JUBs em 1997 e daqui comecei a surgir para as competições internacionais. É muito bom participar disso e é uma forma dos atletas trocarem experiências", disse o maratonista.
 
Ao todo, serão 13 modalidades esportivas individuais e coletivas: Atletismo, Badminton, Judô, Natação, Tênis, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Xadrez e Ginástica Rítmica serão disputados na primeira semana e Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol, na segunda etapa. A realização da competição em Uberlândia é da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), em parceira com o Ministério dos Esportes, Governo Estadual de Minas Gerais e Prefeitura Municipal de Uberlândia.
 
"O Brasil está em Uberlândia. Depois de 19 anos, os Jogos Universitários Brasileiros retornam a Minas Gerais. A nossa Secretaria está empenhada em fazer de Minas referência para o esporte e estamos programando mais eventos para Uberlândia, que no próximo ano fará parte do tour da tocha olímpica", comentou o secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique Alves.
 
O Brasil está entre as dez Federações mais estruturadas e ativas em relação ao esporte universitário no mundo, sendo 178 países filiados à Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Os JUBs são a maior competição universitária da América Latina. Participam do torneio os 26 Estados da Federação e o Distrito Federal. As competições também são classificatórias para os Jogos Universitários Sul-Americanos e para a Universíade.
 
Segundo o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Rogério Hamam, os Jogos são importantes para os jovens à medida que incentivam a união e o fairplay. "Aqui os jovens desenvolvem o espírito educacional universitário e ainda são revelados novos talentos do esporte brasileiro", afirmou.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook