Regata do Porto agita Itajaí neste sábado com brasileiros na disputa

Camper venceu a Pro-Am / Foto: Ian Roman / Volvo Ocean RaceItajaí - A cidade de Itajaí será palco neste sábado, dia 21 de Abril, da Regata do Porto DHL, valendo pontos para a classificação geral da Volvo Ocean Race. Os cinco barcos atracados na Vila da Regata estão confirmados para a prova de aproximadamente uma hora de duração.

Mais de 50 mil pessoas devem acompanhar o duelo dos veleiros nas praias de Atalaia, Cabeçudas e Bico de Papagaio, sem contar as 200 embarcações no mar.

Chamada de In-Port Race lembra as regatas olímpicas e será disputada entre quatros boias, com ventos na direção Nordeste, de 6 a 10 nós. "É uma regata difícil para as equipes por causa das condições do tempo deste sábado. Quem conseguir largar melhor terá vantagem, já que a prova é rápida", explica Ricardo Navarro, coordenador náutico da Parada de Itajaí.

Os cinco barcos (Puma, Telefónica, Groupama, Camper e Abu Dhabi) largam juntos e tem de cumprir um circuito de até 4 pernas. Os molhes serão as melhores opções para assistir a prova, que vale seis pontos para o vencedor.

Os times usaram a parada estratégica de Itajaí para deixar tudo pronto visando a próxima etapa, que começa no domingo (22) até Miami. Muitos, como o Camper e, principalmente, o Abu Dhabi tiveram pouco tempo para fazer os reparos nas embarcações, que sofreram com os mares do sul, desde Auckland, na Nova Zelândia. O Camper, por exemplo, teve a viagem mais longa: 31 dias.

A etapa foi vencida pelo Puma, seguido de perto (12 minutos depois) pelo Telefónica. Completaram o píer de Itajaí Groupama, Camper e Abu Dhabi, que não pontuou por ter vindo rebocado ao Brasil. O Sanya não teve condições de navegar e foi direto para Miami, nos Estados Unidos.

O Telefónica pode ter uma pequena vantagem. Dois brasileiros fazem parte da equipe líder da Volvo Ocean Race, Joca Signorini e Horácio Carabelli. "Temos o reforço de dois brasileiros na equipe, principalmente o apoio do Horácio Carabelli que é de Santa Catarina. O conhecimento da raia pode ajudar, mas em uma regata de alto nível e com ventos inconstantes, não há favoritos", explica Iker Martínez, comandante do Telefónica. O Puma terá o reforço do velejador catarinense Bruno Fontes, que está classificado para a Olimpíada de 2012 na classe Laser.

Pro-Am - O Camper venceu a Pro-Am, regata destinada aos patrocinadores e convidados. Em todas as paradas, essa regata festiva agita a cidade-sede e dá uma prévia para a Regata do Porto do dia seguinte. O barco espanhol/neozelandês teve a melhor média, seguido por Telefónica, Groupama e Puma na três regatas do dia de aproximadamente 20 minutos cada.

Veja como foi:

Regata 1:
1º - Groupama
2º - Camper
3º - Telefónica
4º - Puma

Regata 2:
1º - Camper
2º - Telefónica
3º - Groupama
4º - Puma

Regata 3:
1º - Camper
2º - Telefónica
3º - Puma
4º - Groupama

Colertiva dos comandantes - Os cinco comandantes das equipes que estão em Itajaí deram uma coletiva na tarde desta sexta-feira e falaram sobre a Regata do Porto.

Puma:
"Esperamos retribuir o carinho do público com mais uma vitória, agora na Regata do Porto. Por ser uma área desconhecida para todos, creio que uma boa largada pode fazer a diferença. A ajuda dos brasileiros, principalmente do velejador olímpico Bruno Fontes, foi importante para conhecer o regime de ventos local", expica Ken Read, do Puma.

Telefónica:
"Temos o reforço de dois brasileiros na equipe, principalmente o apoio do Horácio Carabelli que é de Santa Catarina. O conhecimento da raia pode ajudar, mas em uma regata de alto nível e com ventos inconstantes, não há favoritos", explica Iker Martínez, comandante do Telefónica. "O objetivo é conseguir a vitória e aumentar a vantagem. Contamos com a sorte e com o apoio da torcida de Itajaí pelos brasileiros".

Groupama:
"A ideia é ficar entre os primeiros e recuperar os pontos perdidos na sexta perna até Miami. Os barcos são de alta performance e , por isso, as quebras podem ocorrer. Por isso todo cuidado é pouco", conta Franck Cammas.

Camper:
"Estamos na briga pelo título e uma vitória nesta regata é importante. Mesmo com pouco tempo para os trabalhos em terra, temos confiança e o barco está seguro", relata Chris Nicholson, líder do Camper.

Abu Dhabi:
"Temos que correr contra o tempo. Desde que chegamos e até a hora da largada vamos dividir os trabalhos com a equipe de terra para resolver nosso problema estrutural", conta Ian Walker, comandante do Abu Dhabi, barco que ainda fará alguns testes na água na manhã deste sábado. "Nossa chance de correr é de 99%". O representante do barco árabe prevê também uma regata equilibrada com condições variadas de ventos em Itajaí.

Esquema de trânsito - A Coordenadoria de Trânsito montou um esquema para facilitar o tráfego de veículos no fim de semana. A operação contará com 85 homens distribuídos em todos os cruzamentos da cidade. A Polícia Militar fará a segurança nos moles, onde a visão da regata é melhor. Algumas vias terão a mão invertida, principalmente na direção das praias de Atalaia e Cabeçudas.

"O objetivo é facilitar a mobilidade dos usuários para acompanhar o evento inédito para a nossa cidade. Todo o esquema deverá garantir segurança dos visitantes tanto nos moles quanto na sede da regata, no Centreventos", conta José Alvercino Ferreira, coordenador de logística de trânsito da Parada de Itajaí.

Os vencedores do Prêmio Tripulação DHL Shore Awards nas pernas anteriores foram:

- Alicante à Cidade do Cabo: Team Sanya
- Cidade do Cabo para Abu Dhabi: PUMA Ocean Racing
- Abu Dhabi para Sanya: PUMA Ocean Racing
- Sanya para Auckland: Abu Dhabi Ocean Racing

Alimentação a bordo - A etapa Auckland-Itajaí da Volvo Ocean Race foi uma das pernas mais árduas e a mais extensa dessa regata que dá a volta ao mundo. Foram 6.705 milhas náuticas, o que equivale a quase 12.420 quilômetros entre um porto e outro. O desgaste físico e mental dos velejadores foi extremo e, à bordo, é bastante difícil repouso ou uma refeição completa e reparadora. Tanto que o barco vencedor da etapa, o norte-americano Puma, chegou a racionar comida nos últimos dois dos 20 dias de travessia.

O fisioterapeuta Santi Casanova, membro do apoio logístico da equipe Groupama, explica que dependendo da função do atleta a bordo e das condições da viagem, um tripulante pode perder até 8 quilos até o final da regata. Há uma estimativa de gasto calórico entre 8 a 10mil calorias/dia. "Por isso a alimentação é criteriosamente avaliada", diz.

Todas as equipes tem três importantes refeições durante o dia: café da manhã, almoço e jantar. Em algumas situações, há uma ceia, mas isso não é feito com frequência. São refeições pré-preparadas, desidratadas e esterilizadas em ultravioleta para impedir a proliferação de bactérias, assim o alimento não se deteriora com facilidade. As porções ficam em embaladas, hermeticamente fechadas e distribuídas no barco.

Etapas mais árduas, de baixas temperaturas, requerem alimentos mais calóricos. Nessas ocasiões, as equipes são abastecidas na parada anterior, com rações do tipo cozido de carnes de caça, com muita proteína e carboidratos. Há uma grande variedade de comidas pré-preparadas e todas elas necessitam hidratação para serem consumidas. Em regiões frias, adiciona-se água quente; em regiões tropicais, alimentos mais leves e preparados com temperatura ambiente. Tudo muito planejado para dar aos atletas as melhores condições possíveis dentro dos limites estipulados. Frutas frescas não são viáveis por causa do peso e da conservação.

A nutricionista da equipe Camper, Jessica Sweenay, conta que salgadinhos, barras de cereais, barras energéticas e chocolates estão à disposição dos tripulantes para que reponham o gasto calórico rapidamente quando não estão em horário de refeição. Também é possível encontrar queijo parmesão, frutas desidratadas, bastões de carne seca.

Dentro da embarcação há um pequeno fogão, panela de pressão e um dessalinizador que converte a água salgada do mar em água doce. Para melhorar a qualidade da água que vem desse aparelho, existem cápsulas de minerais que podem ser adicionadas para que se possa repor também os sais perdidos pelo esforço físico.

Dudu Nobre é a atração do sábado na Vila da Regata - Homenagens ao saudoso Cartola, Carlos Dafé, críticas aos papparazzi e declarações de amor à mulher, Priscila Nobre, compõem o disco "Aqui Já Esquentou", de Dudu Nobre. Musicas do CD que serão mostradas no palco Itajaí da Vila da Regata, juntamente com canções como "Cem Por Cento Você" e "Quer Saber da Minha Vida, Vai Na Macumba", além de antigas composições do autor. O show está previsto para iniciar às 20h30min deste sábado.

Programação 21/04 (sábado)
9h às 22h - Funcionamento da Vila da Regata
14h às 15h - Regata do Porto DHL
14h às 22h - Feira Náutica Show Brasil
16h30 - Cerimônia de Premiação dos Projetos de Itajaí (Palco Vila)
19h30 - Show Palco Vila - Samba com Grupo "Boca de Siri"
20h - Show Palco Itajaí - Dudu Nobre

Programação 21/04 (domingo)
9h às 18h - Funcionamento da Vila da Regata
9h às 16h - Feira VOR - Orquestra Sinfônica dos Fuzileiros (50 músicos)
10h - Benção dos Barcos
12h - Olodum - Praia do Atalaia/Molhe
12h - Saída dos Barcos
13h - Evolução dos barcos na costa
14h - Largada para Miami

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

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