Itajaí ganha prêmio de melhor parada sustentável da Volvo Ocean Race

Vila da regata em Itajaí / Foto: Ronaldo Silva Jr. / ASCOM Porto de Itajaí Itajaí - A organização da Volvo Ocean Race e a Volvo Internacional concederam a Itajaí o prêmio "Certificado Volvo de Conscientização Ambiental 2011/2012", em reconhecimento aos projetos de sustentabilidade desenvolvidos na parada brasileira, que ocorreu no litoral catarinense de 4 a 22 de abril. O prêmio é um dos mais cobiçados entre as cidades-sede da regata de volta ao mundo.

A avaliação criteriosa foi feita por uma comissão de alto nível técnico, que acompanhou todas as ações de realizadas durante o evento. Entre os destaques estão o projeto de reciclagem de lixo desenvolvido dentro da Vila da Regata, as ações de educação ambiental, a limpeza do Rio Itajaí Açu e das praias da região e, principalmente, o engajamento da sociedade no projeto Itajaí Sustentável.

"Esse prêmio é o reconhecimento ao trabalho de toda uma comunidade que acreditou no projeto Stopover Itajaí e não mediu esforços para que ele se concretizasse, dentro da nossa realidade, mas com o máximo de empenho e dedicação. Nossa cidade mostrou que pode e sabe fazer", comemora Amilcar Gazaniga, presidente do Comitê Organizador.

Para o prefeito Jandir Bellini, a premiação coroa com êxito o que foi este evento para Itajaí e região. "Sermos destacados no tema sustentabilidade melhora ainda mais a imagem de Itajaí e de Santa Catarina no resto do mundo, que está de olho na premiação final da Volvo Ocean Race. Destaco mais uma vez que só obtivemos este sucesso todo graças ao envolvimento que conseguimos da sociedade itajaiense como um todo e é com ela que devemos dividir esta honraria".

O prêmio será entregue em solenidade realizada no dia 05 de julho, durante a realização da última parada da Volvo Ocean Race, na cidade irlandesa de Galway. O anúncio foi feito pelo CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad, que repassou a notícia ao presidente do Comitê Central Organizador da Etapa Itajaí (CCO/Itajaí), Amílcar Gazaniga, ao prefeito Jandir Bellini e ao secretário de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina, Paulo Bornhausen.


Telefônica lidera regata até a França - Os espanhóis precisam da vitória depois de amargar resultados irregulares nas duas últimas etapas (Miami e Lisboa). Por isso, a estratégia do Telefónica é acelerar rumo ao norte desde a saída de Portugal no último domingo (10). A disputa entre espanhóis e franceses, justamente os líderes da classificação geral, ocorre desde a saída de Lisboa, passando pelos Açores e chegando agora ao momento decisivo da perna. A expectativa é que os veleiros cheguem nesta sexta (15) a Lorient, na França depois de cinco dias de velejada. A previsão indica que a flotilha entrará no chamado olho do furacão com ventos de até 50 nós e ondas superiores a seis metros.

"Vamos adotar a mesma estratégia e tentar extrair ao máximo do barco. Não teremos muito descanso a partir de agora, já que os ventos devem aumentar consideravelmente", conta Diego Fructuoso, do Telefónica. Bem colados aos ibéricos estão Groupama, Puma e Camper. A diferença do primeiro ao quarto não ultrapassa 20 quilômetros e as próximas parciais da Volvo Ocean Race podem apontar mudanças.