Abu Dhabi vence Regata do Porto de Miami

Entrada da Baía de Miami / Foto: Paul Todd/Volvo Ocean RaceMiami - A classificação geral da Volvo Ocean Race ficou ainda mais equilibrada após a Regata do Porto de Miami, disputada no sábado, dia 19 de Maio, na cidade norte-americana. A vitória foi do Abu Dhabi, que já soma três ouros em In-port Races da edição 2011/2012. Mas, o que chamou atenção foi outra jornada irregular do Telefónica, que tem o brasileiro Joca Signorini como chefe de turno.

Os espanhóis, líderes da Volta ao Mundo, ficaram em último lugar novamente e viram a diferença para o quarto colocado, o Puma, cair para 14 pontos. Estão na briga pelo título Groupama (sete atrás)e Camper (13 atrás) e a perna que começa neste domingo (20), até Lisboa (Portugal), ganhará importância ainda maior. A largada terá transmissão ao vivo do canal Bandsports, às 14h. O percurso até a capital portuguesa será de quase 7 mil quilômetros.

"Todo mundo está navegando muito bem. Tentamos fazer o melhor possível, mas não deu. A competição será apertada até o final em Galway e tudo pode mudar", explica Iker Martínez, do Telefónica.

O Abu Dhabi, do comandante Ian Walker, tem um desempenho especial nas Regatas do Porto. Além de Miami, havia vencido a primeira, em Alicante, e depois em casa, nos Emirados Árabes Unidos. O time árabe fez seis pontos ao cruzar a linha de chegada em primeiro. "Foi uma corrida muito disputada. Conseguimos uma recuperação no final e tenho que agradecer todo o trabalho da tripulação, já que não tivemos muito tempo para treinar", relata Ian Walker, que fez o trecho em 1h14.

O percurso teve quase 15 quilômetros e contou com um final bastante disputado com Groupama em segundo (30 segundos atrás), Puma em terceiro e Camper em quarto. A equipe do Sanya voltou a correr uma prova após dois meses fora. O Telefónica errou mais uma vez e acabou em último, assim como em Itajaí, no mês passado. Desta vez, os espanhóis escolheram uma rota quase sem vento e foram ultrapassados por toda flotilha.

Classificação geral da Volvo Ocean Race:
1º - Telefónica - 165 pontos
2º - Groupama - 158 pontos
3º - Camper - 152 pontos
4º - Puma - 151 pontos
5º - Abu Dhabi - 74 pontos
6º - Sanya -27 pontos