Martine Grael faz história e quebra recorde do pai na Volvo Ocean Race

Campeã olímpica ajudou o team AkzoNobel a bater o recorde de milhas velejadas / Foto: Konrad Frost/Volvo Ocean RaceCampeã olímpica ajudou o team AkzoNobel a bater o recorde de milhas velejadas / Foto: Konrad Frost/Volvo Ocean Race

Estados Unidos - A edição 2017-18 entrou para a história da vela oceânica nesta sexta-feira, dia 25, com o recorde da competição de milhas velejadas em 24 horas.
 
Durante a disputa da nona etapa da Volvo Ocean Race, o team AkzoNobel conseguiu percorrer 601,63 milhas náuticas em um dia no Atlântico. Foi superado o recorde anterior do campeonato, batido em 2008-09 pelo Ericsson 4, comandado pelo brasileiro Torben Grael, com 596 milhas náuticas.
 
A bordo do team AkzoNobel está a filha de Torben Grael, a também campeã olímpica Martine Grael. ''Estou super feliz pela tripulação toda. Teve muita onda e estamos todos em pedaços'', contou Martine Grael.
 
A tendência pelas condições de navegação no Atlântico é que essa marca ainda seja quebrada novamente. O AkzoNobel lidera a nona etapa provisoriamente seguido por Team Brunel, que na véspera chegou ter a melhor marca.
 
Para se ter ideia do feito obtido no caminho de Newport (Estados Unidos) a Cardiff (País de Gales), o barco de Martine Grael é o V065, 5 pés menor e consequentemente mais lento do que o usado na campanha vitoriosa do Ericsson 4 na edição 2008-09.
 
''Bom demais ver suas conquistas e recordes serem buscados e quebrados pelos filhos. O que a Martine conseguiu com o team AkzoNobel é significativo levando-se em consideração que esses barcos de 65 pés são mais lentos e menores do que os nossos de 10 anos atrás'', disse Torben Grael.
 
Dono de cinco medalhas olímpicas e de um título de Volvo Ocean Race, Torben Grael sabe das dificuldades que a filha e os integrantes do team AkzoNobel estão enfrentando no Atlântico.
 
''Sei como são as condições durante esses períodos a bordo, portanto entendo que todos estarão bastante cansados agora, mas é uma sensação indescritível se percorrer 600 milhas náuticas em 24 horas - são 1.110 km aproximadamente em um barco à vela no oceano. É também mais uma conquista pessoal impressionante pra carreira dela'', completou Torben Grael.
 
A previsão de chegada para os principais barcos em Cardiff é a noite de 28 de maio, com a maior parte da frota chegando ao longo da madrugada seguinte. A nona etapa tem pontuação dobrada. O líder do campeonato é o MAPFRE, seguido pelo Dongfeng Race Team. O AkzoNobel de Martine Grael está em quarto no geral.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook