Time de Martine Grael com chance de vitória em primeira etapa

As próximas 24 horas prometem ser decisivas para as equipes que disputam a primeira etapa da Volta ao Mundo entre Espanha e Portugal. Barcos serão obrigados a contornar a ilha de Porto Santo antes de sprint final até Lisboa / Foto: Martin Keruzore/Volvo Ocean RaceAs próximas 24 horas prometem ser decisivas para as equipes que disputam a primeira etapa da Volta ao Mundo entre Espanha e Portugal. Barcos serão obrigados a contornar a ilha de Porto Santo antes de sprint final até Lisboa / Foto: Martin Keruzore/Volvo Ocean Race

Espanha - Apesar de sustentar a liderança da primeira etapa da Volvo Ocean Race por quase três dias, o 11th Hour Racing ainda não tem folga para os adversários pela ponta. O MAPFRE e o team AkzoNobel, da brasileira Martine Grael, têm reais chances de ultrapassar. 
 
E a meteorologia indica que esse ataque à liderança do 11th Hour Racing deve ser feito até a quinta-feira (26), quando os barcos deverão contornar a Ilha de Porto Santo, ao norte da Ilha da Madeira. Os ventos até o chamado 'gate' - termo usado na vela para indicar uma linha obrigatória de passagem - devem variar muito, mas após isso prometem soprar mais forte na direção do destino final, que é a capital portuguesa. Antes de largar, Martine Grael disse que o sprint final seria de vento em popa, ou seja, com muita velocidade até a linha de chegada.
 
Nas últimas 24 horas, a intensidade mudou de muito fraca para média. A organização adicionou mais um gate ao norte do arquipélago para aumentar ainda mais a emoção da primeira etapa da Volvo Ocean Race.
 
"Desde que deixamos Gibraltar tem mudado muito. É um pouco frustrante ver os adversários tirando algumas milhas de nós, mas espero que possamos acelerar'', disse o comandante do 11th Hour Racing, Charlie Enright.
 
Veja onde os barcos estão
 
Enquanto MAPFRE e AkzoNobel tentam achar o melhor ângulo para assumir a ponta, Team Sun Hung Kai/Scallywag, Dongfeng Race Team, Team Brunel e Turn the Tide on Plastic estão praticamente alinhados.
 
"As últimas duas noites foram bastante contrastantes. Na anterior, tivemos 30 nós e muita água espirrando a abordo, enquanto na noite passada pegamos de dois a três nós apenas tentando manter as velas cheias", explicou o campeão olímpico e da America's Cup, Peter Burling. Ele corre no Team Brunel.
 
O time do Sun Hung Kai / Scallywag teve um problema na noite passada com uma peça que quebrou. Apesar do susto e do contratempo, o barco de Hong Kong segue firme no segundo pelotão.
 

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