Itajaí recebe prêmio de sustentabilidade

Jandir Bellini, prefeito de Itajaí/ Foto: Divulgação

São Paulo - Itajaí foi premiada na noite de sábado, dia 7 de Julho, em Galway, na Irlanda, durante o tradicional Prize Giving que encerrou a Volvo Ocean Race. 

 


A cidade catarinense recebeu o troféu de melhor programa de sustentabilidade "Certificado Volvo de Conscientização Ambiental" da edição 2011/2012, em reconhecimento aos projetos desenvolvidos no parada brasileira, de 4 a 22 de abril. A premiação foi entregue pelo CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad, ao prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, e ao coordenador do Itajaí Stopover Sustentável, Glenn Suba."O prêmio é um dos mais cobiçados entre as cidades-sede da regata de volta ao mundo", diz Suba.

Para os coordenadores da Parada de Itajaí, essa premiação é o reconhecimento ao trabalho de toda uma comunidade que acreditou no projeto ambiental desenvolvido no município e não mediu esforços para que ele se concretizasse. Na opinião do prefeito, a premiação coroou com êxito o que foi o evento para Itajaí e região.

O projeto Itajaí Stopover Sustentável foi desenvolvido em conjunto pelo Porto de Itajaí, Fundação Municipal do Meio Ambiente (Famai), Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Universidade do Vale do Itajaí (Univali). 

Itajaí continua na disputa para sediar as edições 2014/2015 e 2017/2018 da Volvo Ocean Race. O processo de escolha foi iniciado e encontra-se na sua quarta etapa. São 35 cidades na disputa, mas a expectativa é positiva por causa do grande sucesso desta edição no Brasil. "O sucesso da Parada de Itajaí, aliado à excelente aprovação pela organização da regata, nos alimentam grandes expectativas", informa o secretário Executivo do Comitê Central Organizador do Stopover Itajaí, João Luiz Demantova. 

A definição deverá ocorrer até o final deste ano ou até o início de 2013 e os itajaienses estão bastante otimistas. Ainda durante a parada da regata em Itajaí, Knut Frostad afirmou que o município somente não participará das próximas edições se não quiser. Já em Galway Frostad não se cansa de fazer comentários elogiosos à participação de Itajaí nesta edição da regata de volta ao mundo. Os adjetivos mencionados pelo dirigente só aumentam as expectativas de sucesso dos organizadores da Parada em Santa Catarina.

A próxima edição da regata terá início em 2014 e vai ser disputada com barcos de 65 pés todos desenhados pela Farr Yacht Design e construídos por um consórcio europeu de estaleiros. O vencedor da competição, encerrada neste sábado, foi o francês Groupama, comandado por Franck Cammas. O único brasileiro na regata foi Joca Signorini, que integrou o Telefónica, quarto colocado. 

Resultado final:
1º - Groupama (França) - 253 pontos 
2º - Camper (Espanha/Nova Zelândia) - 231 pontos 
3º - Puma (Estados Unidos) - 226 pontos
4º - Telefónica (Espanha) - 213 pontos
5º - Abu Dhabi (Emirados Árabes) - 131 pontos
6º - Sanya (China) - 51 pontos