Brasil começa com seis vitórias no Circuito Mundial de vôlei de praia

Todas as duplas venceram na estreia do torneio que acontece em quadra coberta no inverno europeu / Foto: Divulgação/FIVBTodas as duplas venceram na estreia do torneio que acontece em quadra coberta no inverno europeu / Foto: Divulgação/FIVB

Holanda - As duplas brasileiras de vôlei de praia largaram com o pé direito na primeira etapa de 2018 do Circuito Mundial. As seis equipes que representam o país em Haia, na Holanda, venceram seus jogos pela fase de grupos na estreia do torneio nesta quinta-feira, dia 4. Todas as partidas acontecem em quadra coberta e climatizada, dentro de um ginásio.
 
Ágatha/Duda (PR/SE), Bárbara Seixas/Fernanda (RJ), Elize Maia/Taiana (ES) e Maria Elisa/Carol Solberg (RJ) representam o país no naipe feminino. Entre os homens, Pedro Solberg/George (RJ/PB) e Vitor Felipe/Guto (PB/RJ) são os brasileiros em ação.
 
Os times voltam à quadra nesta sexta-feira, quando disputam a última partida da fase de grupos, valendo a liderança de suas respectivas chaves. Quem vencer pula a repescagem e vai direto às oitavas de final da competição. É a primeira vez que uma etapa do Circuito Mundial ocorre 100% em local fechado. Na temporada passada, algumas partidas da etapa de Haia foram em um ginásio, mas as fases finais ocorrem ao ar livre.
 
A medalhista olímpica Bárbara Seixas e sua parceira Fernanda Berti (RJ) foram o primeiro time a entrar em quadra nesta quinta-feira e já marcaram a primeira vitória do Brasil no torneio. Elas venceram as tailandesas Radarong e Udomchavee por 2 sets a 0 (21/15, 21/15), em 37 minutos. A dupla encara nesta sexta-feira as norte-americanas Summer Ross e Brooke Sweat pela liderança do grupo G.
 
Já Ágatha (PR), também medalhista olímpica, e sua parceira Duda (SE), venceram na estreia um time europeu pela chave D. Elas superaram as russas Abalakina e Dabizha por 2 sets a 0 (21/12, 21/12), em 27 minutos de jogo. A disputa pela liderança do grupo será nesta sexta contra as norte-americanas Alix Klineman, ex-jogadora de voleibol indoor, e April Ross. Elas se uniram recentemente e disputam o primeiro torneio juntas.
 
Maria Elisa e Carol Solberg (RJ), que já disputaram duas partidas na última quarta-feira, pelo classificatório, voltaram a vencer na Holanda. A dupla que lidera o Circuito Brasileiro superou as tailandesas Khanittha Hongpak e Rumpaipruet Numwong por 2 sets a 0 (21/7, 21/18), em 30 minutos. Elas enfrentam as alemãs Karla Borger e Margareta Kozuch pela liderança do grupo C nesta sexta-feira.
 
Elize Maia/Taiana (ES/CE) foi a última dupla brasileira a entrar em quadra no primeiro dia de disputas. Elas venceram as holandesas Sanne Keizer e Madelein Meppelink por 2 sets a 0 (21/19, 21/15), em 33 minutos. A disputa pelo primeiro lugar do grupo E será contra as japonesas Miki Ishii e Megumi Murakami, também nesta sexta.
 
Masculino também larga invicto - As duas duplas brasileiras do naipe masculino também começaram a etapa com vitórias importantes. Vitor Felipe e Guto (PB/RJ) superaram os eslovenos Nejc Zemijak e Danijel Pokersnik por 2 sets a 0 (21/18, 22/20), em 37 minutos, pelo grupo D. Nesta sexta-feira eles voltam à quadra contra os poloneses Mariusz Prudel e Jakub Szalankiewicz, valendo a liderança da chave e vaga direta às oitavas de final.
 
Pedro Solberg e George (RJ/PB) também começaram o ano vencendo. A dupla derrotou os holandeses Dirk Boehle e Steven van de Velde por 2 sets a 0 (26/24, 21/14), em 36 minutos. Os norte-americanos Billy Allen e Ryan Doherty serão os adversários nesta sexta, valendo o primeiro lugar no grupo E, além de vaga direta às oitavas. Os horários dos jogos das duas duplas brasileiras serão divulgados ainda hoje no site oficial do torneio.
 
“O primeiro set foi realmente muito duro, eles jogaram muito bem. No segundo set conseguimos jogar muito bem e eles não apresentaram o melhor, mas no primeiro foram muito bem. Tivemos tranquilidade para conquistar uma vitória importante”, disse Pedro.
 
A dupla campeã da etapa de Haia recebe 800 pontos no ranking geral, além de 20 mil dólares em premiação. Nos oito torneios realizados em Haia, todos com competição nos dois naipes, o Brasil conquistou dez ouros (três com os homens e sete com as mulheres).
 
Na temporada passada, Maria Elisa e Carol saíram do classificatório e subiram ao lugar mais alto do pódio, enquanto Ágatha/Duda ficou com a medalha de bronze da etapa.
 
O Brasil é o atual campeão do Circuito Mundial em ambos os naipes, com Larissa/Talita (PA/AL) e Evandro/André Stein (RJ/ES). Após a etapa de Haia, a segunda parada ocorre em Shepparton, na Austrália, em um torneio de uma estrela disputado de 1 a 4 de fevereiro, mas que não contará com duplas brasileiras.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook