Maria Elisa/Carol vence classificatório e Brasil terá força máxima na Holanda

Etapa do Circuito Mundial em Haia terá seis duplas do país em ação e acontece em quadra coberta e climatizada / Foto: Divulgação/FIVBEtapa do Circuito Mundial em Haia terá seis duplas do país em ação e acontece em quadra coberta e climatizada / Foto: Divulgação/FIVB

Holanda - O Brasil iniciou 2018 com vitórias no vôlei de praia. Maria Elisa e Carol Solberg (RJ) venceram seus dois duelos pela fase classificatória da etapa quatro estrelas de Haia, na Holanda. Os triunfos na ultima quarta-feira, dia 3, garantiram a dupla na fase principal do torneio, o primeiro do Circuito Mundial neste ano, iniciando pela primeira vez em janeiro.
 
O Brasil já tinha outras três duplas classificadas pelo ranking de entradas no naipe feminino: Ágatha/Duda (PR/SE), Bárbara Seixas/Fernanda Berti (RJ) e Elize Maia/Taiana (ES/CE). Os quatro times entram em quadra nesta quinta-feira, dia 4, pela fase de grupos. A etapa de Haia acontece em uma quadra coberta e climatizada, já que o inverno europeu impediria a disputa em ambiente aberto.
 
Maria Elisa e Carolina Solberg, que lideram atualmente o Circuito Brasileiro de vôlei de praia, conquistaram a vaga com duas vitórias em jogos eliminatórios diretos. No primeiro confronto do dia, superaram as austríacas Eva Freiberger/Elisabeth Klopf por 2 sets a 0 (21/14, 21/17). Horas depois, pela segunda rodada, vitória por 2 sets a 0 (25/23, 21/18) sobre as norueguesas Ingrid Lunde e Oda Ulveseth.
 
No naipe masculino, que também começa hoje, dia 4, o Brasil será representado por Vitor Felipe/Guto (PB/RJ) e Pedro Solberg/George (PB/RJ), ambos já classificados pelo ranking de entradas.
 
O Circuito Mundial 2018 mantém a classificação de etapas pelo número de estrelas (uma a cinco), diferenciando os torneios pelo número de pontos no ranking e premiação oferecida aos times. Até o momento 38 etapas estão confirmadas, além do World Tour Finals, que reúne apenas os melhores times ao final da temporada 2018.
 
A dupla campeã da etapa de Haia recebe 800 pontos no ranking geral, além de 20 mil dólares em premiação. Nos oito torneios realizados em Haia, todos com competição nos dois naipes, o Brasil conquistou dez ouros, três com os homens e sete com as mulheres.
 
Na temporada passada, Maria Elisa e Carol saíram do classificatório e subiram ao lugar mais alto do pódio, enquanto Ágatha/Duda ficou com a medalha de bronze da etapa.
 
O Brasil é o atual campeão do Circuito Mundial em ambos os naipes, com Larissa/Talita (PA/AL) e Evandro/André Stein (RJ/ES). Após a etapa de Haia, a segunda parada ocorre em Shepparton, na Austrália, em um torneio de uma estrela disputado de 1 a 4 de fevereiro, mas que não contará com duplas brasileiras.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook