Brasil terá nove duplas em busca de medalhas na Croácia

Segundo Major Series da temporada 2017 / Foto: Divulgação/FIVBSegundo Major Series da temporada 2017 / Foto: Divulgação/FIVB

Croácia - O segundo Major Series da temporada 2017 do Circuito Mundial de vôlei de praia terá a presença de nove duplas brasileiras em busca de medalhas. A etapa de Porec, na Croácia, acontece a partir desta terça-feira, dia 27, até domingo, dia 2, com o Brasil como maior vencedor em torneios do tour internacional disputados na Croácia. São quatro ouros em seis eventos disputados.
 
Nesta segunda-feira, dia 26, foi realizada a disputa do country quota (cota do país), em que times brasileiros se enfrentam em busca de vaga ao qualificatório. Pedro Solberg e Guto superaram Vitor Felipe e George por 2 sets a 1 (15/21, 21/19 e 15/9) e avançaram. No feminino, Elize Maia e Taiana superaram as campeãs da etapa passada, Maria Elisa e Carol Solberg também por 2 sets a 1 (21/18, 14/21 e 13/15).
 
Três equipes brasileiras no naipe masculino entram já na fase de grupos, a partir de quarta-feira, dia 28, pela posição no ranking de entradas: Álvaro Filho/Saymon, os campeões olímpicos Alison/Bruno Schmidt e a dupla Evandro/André Stein. Já Pedro Solberg e Guto disputarão o qualificatório nesta terça-feira, lutando pela vaga em jogo eliminatório direto.
 
Já no naipe feminino, Larissa/Talita, Ágatha/Duda, Fernanda Berti/Bárbara Seixas e Josi/Lili partem da fase de grupos, a partir de quarta-feira, pela posição no ranking de entradas e convite (wild card). Elize Maia e Taiana disputam o qualificatório nesta terça buscando se juntar aos demais times.
 
O Brasil lidera o ranking geral do naipe feminino do Circuito Mundial 2017, com Ágatha e Duda, que somam 2.480 pontos. O país aparece ainda em segundo, com Larissa/Talita (2.360 pontos) e terceiro, com Fernanda Berti e Bárbara Seixas (1.780 pontos). Entre os homens, Álvaro Filho e Saymon são os mais bem colocados, em terceiro no ranking, com 1.880 pontos, 500 a menos que os russos Liamin/Krasilnikov, que lideram.
 
O torneio contará com 32 duplas em cada gênero, 24 classificadas pelo ranking e convites, e outras oito que garantem a vaga na disputa do qualificatório. Os times jogam entre si no grupo, com os primeiros avançando direto às oitavas de final, enquanto segundos e terceiros disputam a repescagem. A final do torneio feminino ocorre no sábado, e a do torneio masculino, no domingo.
 
A nova organização das competições do Circuito Mundial pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) classifica as etapas em categorias de uma a cinco estrelas. O Major Series de Porec é o segundo de três da categoria cinco estrelas que serão realizados nesta temporada, valendo 1200 pontos para a dupla campeã.
 
Todos os campeões na Croácia
Zagreb (2005) - Fábio Luiz/Márcio Araújo (BRA)
Zagreb (2006) - Ricardo/Emanuel (BRA)
Zagreb (2007) - Kristjan Kais/Rivo Vesik (EST)
Zagreb (2008) - Nummerdor/Schuil (HOL)
Porec (2015) - Brouwer/Meeuwsen (HOL) e Larissa/Talita (BRA)
Porec (2016) - Alison/Bruno Schmidt (BRA) e Laboureur/Sude (ALE)
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook