Tricampeão olímpico aponta Jorge Zarif como promessa de medalha no Rio-2016

Ben Ainslie elogia Jorginho / Foto: Thom TouwWeymouth - Jorge Zarif está só começando. O caçula da equipe brasileira de vela no evento-teste da Olimpíada de 2012 provou na classe Finn que está pronto. O projeto para o ‘Jorginho’ é transformá-lo em um medalhista olímpico em 2016, nos Jogos do Rio de Janeiro. CBVM, treinadores e até adversários, como o inglês Ben Ainslie, têm a certeza de que o atleta de 18 anos será um dos melhores do mundo.

"Ele é um jovem promissor, que vem melhorando seus resultados nas últimas temporadas. Acredito que o Jorge se tornará um dos melhores do mundo no futuro", revelou Ben Ainslie, tricampeão olímpico, famoso no Brasil por rivalizar com Robert Scheidt na classe Laser.

O elogio do ícone da vela mundial é motivador para Jorge Zarif, que precisará cumprir um cronograma de atividades para ser top."Espero que o Ben Ainslie esteja certo. É muito legal receber um elogio de um dos melhores velejadores do mundo".

A primeira tarefa será ganhar mais corpo. Com 1m92 e 94 quilos, ele precisa de 14 quilos em um ano e chegar a 100. Até agora já conseguiu ganhar oito. "Eu tenho que comer mais, fazer musculação e tomar suplemento. Tudo tem um acompanhamento médico e não será difícil alcançar", revelou.

O treinador Thomas Scheidt salientou que o atleta precisa ganhar massa muscular para se encaixar à classe. "Ele está totalmente fora do padrão brasileiro, por ser alto e forte. Mesmo assim, é preciso ganhar mais massa muscular, porque ele ainda é ‘pequeno’ para a Finn", disse.

O segundo objetivo para Jorge Zarif é fazer mais competições internacionais para ganhar ritmo de prova. Nas Américas, a falta de concorrentes pode atrapalhar sua evolução. Por isso, ele participou no primeiro semestre de competições na Europa para melhorar suas manobras. Outra novidade em 2011 foi o intercâmbio na Espanha com Ben Ainslie e o local Rafa Trujillo, em abril.

"Eu tinha uma defasagem muito grande em vento forte em relação aos melhores da classe. Hoje eu sou mais veloz. Falta agora melhorar a parte tática. Na Espanha, deu para aprender sobre regulagem de barco, o que faz a diferença como em todas as categorias", ressaltou Jorge Zarif.

Até o Mundial de Perth, em dezembro, Jorge Zarif fará sua preparação especial em São Paulo e voltará para a faculdade. Os treinos serão de sexta à segunda em Ilhabela (SP).