Tricampeão mundial de Star e favorito ao ouro olímpico, Bruno Prada é destaque em Ilhabela

Ginga de Bruno Prada / Foto: Aline Bassi / BalaioIlhabela - O proeiro Bruno Prada fez uma pausa no final da sua campanha olímpica da Classe Star com Robert Scheidt para correr a 39ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week, que será disputada de 7 a 14 de julho no litoral norte paulista. O tricampeão mundial integrará o Ginga (Breno Chvaicer) nas regatas da classe HPE, talvez a que mais se aproxime das olímpicas nas regatas oceânicas. O objetivo dessa ‘fugidinha’ dos treinos para os Jogos de 2012 é justamente para ficar um pouco com a família e se aliviar a tensão antes de disputar a tão sonhada medalha de ouro na raia inglesa. A Olimpíada começa no dia 27 de julho, ou seja, pouco mais de 10 dias depois da competição de Ilhabela.

Na avaliação de Bruno Prada, o evento serve para tirar um pouco de pressão dos Jogos. "Vou me divertir correndo com o Ginga na Rolex Ilhabela Sailing Week. As duas semanas antes de embarcar para os Jogos vou passar com a minha família em Ilhabela. É o lugar que eu mais gosto de estar. Vou pedalar bastante para manter a parte física com minha esposa Carla, que é triatleta. Além disso, vou ficar com meus filhos, que me ajudam a recarregar a bateria para a Olimpíada".

Em 2011, Bruno Prada correu a Rolex Ilhabela Sailing Week com o Max/Oakley. Porém, o seu parceiro de Star Robert Scheidt levou a melhor, faturando o título timoneando o Atrevido. Desta vez o companheiro ficou na Europa esperando pelo proeiro. Especialista em HPE, Bruno espera cada vez equilíbrio na raia.

"A classe HPE tem bons velejadores e cresce a cada edição. É o maior evento da América Latina e um dos maiores do mundo. Desde a entrada dos monotipos HPE e S40, os campeonatos passaram a ser mais interessantes sem o rating, ou seja, quem chega na frente é o vencedor", explica Bruno Prada.

O Ginga reinou na HPE em 2011 vencendo o Brasileiro e a Copa Suzuki Jimny. A tripulação comandada por Breno Chvaicer tem velejadores de Ilhabela, que conhecem bem o regime de ventos do local. "Nosso time veleja melhor taticamente e também está mais treinado, por isso os resultados apareceram. O conjunto é a palavra chave. O Ginga tem entrosamento, tempo de largada, tática e muito treino", relata o velejador Vicente Monteiro, de 23 anos.

A competição de 2012 promete ser uma das mais equilibradas da história e deverá bater o recorde de 21 barcos da edição passada. Além de Bruno Prada, a categoria tem outros atletas de peso como o tricampeão mundial e bi pan-americano de J/24, Maurício Santa Cruz, Henrique Haddad, que acabou de vencer a Mitsubishi Sailing Cup neste final de semana, além da medalhista olímpica em Pequim, Isabel Swan, e Martine Grael, filha de Torben Grael. Os três últimos foram medalha de ouro nos Jogos Mundiais Militares.

"A presença do Bruno Prada, que é sócio do Yacht Club de Ilhabela, só vem abrilhantar ainda mais as disputas da Classe HPE, que será sem dúvida uma das atrações desta 39a. edição. Além de regatas muito equilibradas teremos novamente o julgamento na água da S40, C30 e HPE, pelo grupo de juízes de alto nível que estamos trazendo para Ilhabela", conta José Nolasco, diretor de vela do YCI e responsável pela organização do evento.