Todos contra o Groupama na Regata do Porto na França

Groupama / Foto: Paul Todd / Volvo Ocean RaceSão Paulo - Os números da Volvo Ocean Race Groupama mostram que o barco Groupama está perto de conquistar o título desta edição. Com 23 pontos de vantagem para os norte-americanos do Puma, os franceses usarão o fator casa para ampliar a diferença na classificação geral da Volta ao Mundo. Neste sábado (30), será disputada em Lorient, a Regata do Porto e quem vencer soma seis pontos. A prova terá transmissão ao vivo do canal Bandsports, às 8 horas. Um bom resultado dos franceses dará virtualmente o título à equipe de Franck Cammas, já que faltarão apenas uma perna e uma regata de porto, em Galway, na Irlanda.

A tabela indica o Groupama na liderança isolada (219 pontos), seguido por Puma (196 pontos), Camper (191 pontos), (Telefónica - 191 pontos), Abu Dhabi (122 pontos) e Sanya (44 pontos). "Estamos focados em fazer um bom resultado em casa, apesar de que não existe vantagem por estar em Lorient e conhecer a raia", relata Franck Cammas. "Este é um passo importante na nossa campanha. Esta é a antipenúltima regata antes do final. Serão duelos decisivos, por isso devemos concentrar nas manobras".

A previsão da meteorologia é que a Regata do Porto no chamado mar Bretão será disputada com ventos variando entre 16 a 24 nós, na direção oeste. "Temos que tirar alguns pontos do Groupama. Os franceses serão pressionados por quatro equipes que ainda sonham com o título. Nós vamos tentar vencer", antecipa Ken Read, líder do Puma.