Termina 38º Brasileiro da Classe Laser em Três Marias

Após oito dias de competição, termina o 38º Campeonato Brasileiro da Classe Laser / Foto: Divulgação Três Marias  – Após oito dias de competição, termina o 38º Campeonato Brasileiro da Classe Laser. Nesta sexta-feira, dia 27 de Janeiro, foram encerradas as regatas das categorias Standard e 4.7, que começaram na última terça-feira (24) na represa da hidrelétrica de Três Marias, no Noroeste de Minas. O brasiliense João Ramos e o paulista Gabriel Elstrodt foram os grandes vencedores, com um total de cinco regatas em cada categoria.

O 38° Campeonato Brasileiro da Classe Laser é a primeira seletiva para os mundiais da International Laser Class Association – ILCA e reuniu 180 velejadores. Foram 96 velejadores na categoria Standard e 64 competidores na 4.7, além daqueles que disputaram a Radial na última semana. Modalidade olímpica de vela com apenas um tripulante, a competição contou com representantes de 13 estados do País. Em assembleia realizada pela Associação Brasileira da Classe Laser – ABCL, nessa quinta-feira (26/1), a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, foi escolhida para sediar o campeonato em 2013.

Classe olímpica masculina, a Laser Standard é composta por velejadores com 80 kg e área vélica de 7,06 m². Transitória do Optimist para a Radial ou Standard, a Laser 4.7 reúne competidores com até 65 Kg e possui área vélica de 4,7 m².

No último domingo (22/1), foram encerradas as competições das categorias Radial Feminino e Masculino, tendo como campeões o catarinense Mario Mazzaferro e a paulista Maria Altimira Hackerott. Na categoria, o campeonato registrou número recorde de participantes, com 104 velejadores. O resultado completo do 38° Campeonato Brasileiro da Classe Laser está disponível no site da ABCL.

Ineditismo - Localizada a 275 km de Belo Horizonte, Três Marias foi a primeira cidade do interior do Brasil a receber o Campeonato Brasileiro da Classe Laser. Outro marco inédito foi a realização do campeonato no reservatório de uma usina hidrelétrica. O município banhado pelo Rio São Francisco foi escolhido pelas condições ideais para a prática de vela em um dos maiores lagos do País, com 21 bilhões de metros cúbicos de água, sendo sete vezes maior que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Nos últimos anos, o lago de Três Marias sediou o Campeonato Centro-Oeste da Classe Laser (2008 e 2010) e o Campeonato Mineiro da Classe Laser Standard (2009), além das três edições do Tiro de Canoa.

Confira a classificação final do 38º Campeonato Brasileiro da Classe Laser:

Standard
 
1ºJoão Frattini Gonçalves Ramos
2ºGuilherme Cybis Pereira
3ºRodrigo Carvalho Mendonça
4ºAlexander Perugini Elstrodt
5ºJoão Augusto Hackerott
 
4.7
 
1º Gabriel Perugini Elstrodt
2ºElizeu Júnior da Silva
3ºFelipe de Santa Ritta e Rondina
4ºLucas Tavernard Gama     
5ºFlavio Lopes da Costa Neto