Scheidt e Prada buscam a vaga para Londres-2012 na Semana Brasileira de Vela

Líderes do ranking mundial da classe Star, Robert Scheidt e Bruno Prada podem confirmar a classificação para as Olimpíadas de Londres na próxima semana / Foto: Divulgação onEditionSão Paulo - Líderes do ranking mundial da classe Star, Robert Scheidt e Bruno Prada podem confirmar a classificação para as Olimpíadas de Londres na próxima semana. A partir de segunda-feira, dia 6 de Fevereiro, a dupla disputa a Semana Brasileira de Vela, em Búzios, segunda seletiva para formação da seleção brasileira que vai a Londres, em julho.

Scheidt e Prada já venceram a primeira: eles foram campeões do Mundial de Perth (AUS) e somaram um ponto no processo seletivo. Se vencerem a Semana de Búzios, somam mais um ponto e garantem a classificação. Caso outra dupla empate a disputa, os representantes brasileiros da Star na Olimpíada serão definidos em março, no Troféu Princesa Sofia, em Palma de Maiorca (Espanha). Para garantir a vaga com antecipação, Scheidt e Prada apostam na cautela.

"A estratégia será velejar no contravento, de forma conservadora, e trabalhar com calma. Vamos usar o Follia, o mesmo barco que usamos nas competições na Europa, em 2011. É bom para ventos médios e fracos. Queremos estar preparados para todas as condições. Búzios costuma ter ventos fortes, uma condição muito parecida com a de Weymouth (local das regatas nos Jogos de Londres). Mas se tivermos pouco vento, com o Follia vamos conseguir nos defender bem", diz Bruno Prada.

"Não é o momento de fazer experiências. Vamos trabalhar com o que sabemos que já funciona bem", reforça Robert Scheidt. Na primeira etapa da Copa do Mundo de Vela em 2012, a Miami OCR, a dupla brasileira testou uma nova vela, própria para ventos fracos, e conquistou o bicampeonato. "Depois de uma competição forte como o Mundial de Perth, a tendência é dar uma caída. Ainda tivemos um mês de férias. Vencer a competição em Miami, nessas condições, no início da temporada, foi ótimo. Não velejamos de forma perfeita, tivemos alguns erros no começo da disputa, e os ventos fracos não foram bons para nós. Mas foi muito bom termos participado, ganhamos ritmo para a disputa em Búzios", explica Scheidt.

Na Seletiva de Búzios, Scheidt e Prada encontrarão adversários fortes, como o veterano Reinaldo Conrad, que conquistou as duas primeiras medalhas olímpicas para o iatismo brasileiro (México/1968 e Montreal/1976) e veleja agora com André Lekszycki, e Dino Pascolato e Henry Boening, o Maguila. Para a classe Star, estão previstas 11 regatas, com o máximo de três provas por dia, e um descarte. A Medal Race será disputada no sábado (11/2).