Principais equipes de HPE do País medem forças na terceira etapa da Copa Suzuki Jimny

Ser Glass Eternity lidera HPE / Foto: Aline Bassi / Balaio

Ilhabela - As principais equipes da classe HPE, categoria que mais cresce na vela oceânica, têm mais um desafio de alto nível pela frente. A terceira etapa da Copa Suzuki Jimny, marcada para os dias 22, 23, 29 e 30 de setembro, será um tira-teima do que rolou no último campeonato brasileiro da categoria, disputado no feriado prolongado de 7 de setembro, no Rio de Janeiro. Desta vez, as regatas serão em Ilhabela e valem a liderança geral da competição. Sócios do Yacht Club de Ilhabela (YCI), que foram destaque na Cidade Maravilhosa, prometem manter o nível e brigar pelas primeiras posições mais uma vez, como Fit to Fly (de Eduardo Mangabeira) e Relaxa Next (de Roberto Mangabeira), segundo e terceiro colocados, respectivamente, na capital fluminense.
 
"Os destaques do último campeonato brasileiro já confirmaram presença na disputa em Ilhabela. Cada vez mais as equipes se reforçam com especialistas e isso torna as regatas equilibradas e sem previsão de vencedor. É só notar a classificação apertada", afirma Cuca Sodré, presidente da Comissão de Regata da Copa Suzuki Jimny. "Os barcos de sócios do YCI foram muito bem na Baía de Guanabara e terão a chance de brilhar mais uma vez correndo em casa". O veleiro Atik, de Henrique Haddad, ficou com o título do Brasileiro de HPE no Iate Clube do Rio de Janeiro.
 
A tripulação do Relaxa Next (Roberto Mangabeira) terá o reforço, mais uma vez, de Maurício Santa Cruz, bicampeão pan-americano. Outros sócios do YCI na classe HPE que devem encher a raia. A tabela de classificação da classe na Copa Suzuki Jimny, após 16 regatas e dois descartes, aponta o SER Glass Eternity (Marcelo Bellotti) e o Jimny/Take Ashauer (Marcos Ashauer) dividindo a liderança com 57 pontos perdidos. O SX 4/Bond Girl (Rique Wanderley) vem logo atrás, com 58, seguido por Ginga (Breno Chvaicer) - 64 pontos e Repeteco (Fernando Haaland) - 82 pontos. 
 
Além da HPE, a competição reúne outras duas classes de design único, C30 e M24.5. Estão convidadas também a ORC, principal regra de rating no mundo, e a RGS, a mais numerosa nacional. As categorias também têm sócios do YCI entre os líderes. A organização já disponibiliza para os velejadores o Aviso de Regata. As inscrições serão feitas no YCI nos dias 21 e 22 de setembro de 2012, na secretaria do evento, com valor de R$ 80,00 por tripulante (exceto mirim, que é isento).
 
 
A classe - Com 25 pés, o HPE foi projetado pelo argentino Javier Soto Acebal, porém, os barcos são 100% nacionais e produzidos pelo estaleiro Zonda Boats, em Indaiatuba. Procurado por ícones da vela do País, o High Performance Equipament é resistente, veloz e fácil de navegar. O limite de peso a bordo é de 340 quilos e a tripulação sugerida é de quatro pessoas a bordo, mas no feminino geralmente são cinco. 
 
O HPE é um dos mais rápidos e competitivos do mercado. O custo de produção razoável (média de R$ 130 mil por unidade) garante uma padronização de alta qualidade. E a organização da classe favorece a competitividade e o crescimento do número de competidores. Hoje são mais de 50 veleiros produzidos no interior de São Paulo e a tendência é que novas unidades cheguem ao mercado até 2013. Na última edição da Rolex Ilhabela Sailing Week, em julho, havia 27 barcos na raia.
 
Aviso de Regata - O Regulamento da terceira etapa da Copa Suzuki Jimny está disponível no site do YCI: www.yci.com.br, assim como determinações e regras das classes. A estadia dos veleiros competidores é livre no YCI para os barcos de fora da cidade no período de 15 de setembro a 7 de outubro de 2012.
www.yci.com.br