Lançamento mundial da classe Carabelli 30 será na Copa Suzuki Jimny

Barco C30 é de alta performance  / Foto: DivulgaçãoSão Paulo - O Yacht Club de Ilhabela fará o lançamento mundial da classe Carabelli 30, uma das mais aguardadas da modalidade, na terceira etapa da Copa Suzuki Jimny. A competição ocorre nos dias 17, 18,24 e 25 e terá disputas na ORC, RGS (A, B, C e Cruiser), HPE25, Delta 32 e Skipper 21.

O C30 é desenhado para regatas de oceano sem tempo corrigido (rating). O peso do barco é de 1900 kg e pode receber o seis velejadores (timoneiro, tático, dois trimmers, proeiro e secretaria) somando 500 kg.

"O Carabelli 30 é um projeto que desenvolvi para um grupo de São Paulo antes de me incorporar ao Team Telefónica. Eles queriam criar uma classe monotipo de 30 pés com características de regata, que fosse economicamente viável sem deixar de ser inovador. É um barco com um estilo moderno, boa estabilidade, leve e com alguns ingredientes tecnológicos interessantes como a quilha de carbono, sistema propulsor retrátil e mastro de carbono", contou o projetista Horácio Carabelli, que ainda não teve o prazer de velejar na sua invenção.

O projetista do novo veleiro é uruguaio e radicado no Brasil. Horácio Carabelli integra a equipe do Team Telefónica na Volvo Ocean Race 2011/2012. A primeira velejada de um C30 (Barracuda Matrix) foi em agosto e mais outros sete barcos devem ser entregues até fevereiro 2012. O veleiro foi construído na CR Boats, em São José dos Campos (SP). A finalização da montagem foi feita no Guarujá (SP).

"Além de redução dos níveis de emissão de CO2, o barco prima pela eficiência, custo e conforto. Resumindo, é um veleiro moderno, atualizado em tecnologia e inovação, e seguro", exaltou José Nolasco, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela.

O mastro tem quase 15 metros. A retranca de 4,5 metros compõe o C30 que tem também quilha, leme e sistema de propulsão retrátil instalado. O medalhista olímpico Lars Grael será responsável pela trimagem do barco. No contra-vento, pode atingir oito nós de velocidade e no popa pode chegar a 20 nós.

A Copa Suzuki Jimny será palco das estreias de dois modelos do C30. O Barracuda Matrix, de Humberto Sheepo, e o Realizado, de José Luiz Apud, farão os primeiros matchs nas águas do litoral paulista.

"Mais uma vez o YCI está na vanguarda da vela nacional. É uma honra receber a primeira competição dos Carabelli 30 e ver em primeira mão o desempenho. Outros projetos one designde sucesso como HPE25 e o S40 foram idealizados no clube", revelou José Nolasco, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela.

Novo aviso de regata - A organização da Copa Suzuki Jimny disponibilizou o segundo aviso de regata para a terceira etapa do evento. O Yacht Club de Ilhabela também sediará o Campeonato Paulista de Vela Oceânica 2011 das classes convidadas.

A competição terá disputas nas categorias ORC, RGS (A, B, C e Cruiser), HPE25, Delta 32 e Skipper 21 e poderá definir o título antecipado para alguns barcos como Touché (ORC) e Ginga (HPE).

Os velejadores podem fazer a inscrição nos dias 16 e 17 de setembro na sede do YCI e o valor é de R$ 80,00 por tripulante (exceto mirim). A organização informou também que a estadia dos veleiros competidores é livre no Yacht Club de Ilhabela para os barcos de outras cidades de 10 de setembro até 1º de outubro de 2011.

A Copa Suzuki Jimny - XI Circuito Ilhabela de Vela Oceânica - terá mais duas etapas até o final do ano. A terceira será disputada nos dias 17, 18, 24 e 25 de setembro e a última em 26 e 27 de novembro e 3 e 4 de dezembro.

O evento tem organização do Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio máster da Suzuki Veículos e apoio da Brancante Seguros, Cerveja Devassa, Nautos, Ancoradouro, Prefeitura Municipal de Ilhabela e Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião.