Itajaí Sustentável é reconhecido pelo governo da Irlanda e pela Volvo Ocean Race

Itajaí quer manter os oceanos limpos / Foto: Ian Roman / Volvo Ocean Race São Paulo - Mais uma vez Itajaí se faz presente na Volvo Ocean Race, a maior regata do planeta. Desta vez, na cidade de Galway. O governo da cidade irlandesa, que recebe a última etapa da Volta ao Mundo, reconheceu as ações de sustentabilidade da Parada Brasileira. A Stopover de Itajaí foi eleita a melhor no setor e receberá o prêmio na cidade irlandesa. Nesta quinta-feira (5) será a vez de apresentar às autoridades locais um case sobre as ações desenvolvidas em abril que chamaram atenção dos organizadores.

Para os coordenadores do Stopover Itajaí, o convite para a cidade apresentar seu case de sustentabilidade durante o Sustentability Summit é o reconhecimento ao trabalho de toda uma comunidade que acreditou no projeto ambiental desenvolvido em Itajaí e não mediu esforços para que se concretizasse. "A premiação coroa com êxito o que foi o evento para Itajaí e região", afirma o presidente do Comitê Central Organizador do Stopover Itajaí, Amílcar Gazaniga.

A comitiva itajaiense em Galway é presidida pelo prefeito do município, Jandir Bellini. Fazem parte do grupo o secretário de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina, Paulo Bornhausen, o presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Luiz Carlos Pissetti, além de representantes da imprensa catarinense e membros do Comitê Central Organizador do Stopover Itajaí.

Com ampla agenda durante a realização da última etapa da Volvo Ocean Race (VOR), a delegação manteve contatos os organizadores da regata e acompanhará, às 17h30 (13h30 de Brasília) desta quinta feira (5), a apresentação do case "Itajaí Stopover Sustentável", durante o seminário "Sustentability Summit", que é realizado pelo governo irlandês em paralelo a VOR.

"O case de Itajaí foi indicado pela organização da Volvo Ocean Race para ser apresentado neste seminário, devido ao grande sucesso que o programa de sustentabilidade alcançou durante a realização da etapa Itajaí da regata", informa o coordenador do Itajaí Stopover Sustentável, Glenn Suba.

O programa desenvolvido na etapa brasileira receberá, inclusive, prêmio "Certificado Volvo de Conscientização Ambiental 2011/2012", em reconhecimento aos projetos de sustentabilidade desenvolvidos no Stopover Itajaí, no período de 4 a 22 de abril. "O prêmio é um dos mais cobiçados entre os municípios sedes da regata de volta ao mundo", acrescenta Suba. A premiação ocorrerá no sábado (7), durante o Prize giving, premiação geral da Volvo Ocean Race 2011/2012.

O projeto Itajaí Stopover Sustentável foi desenvolvido em conjunto pelo Porto de Itajaí, Fundação Municipal do Meio Ambiente (Famai), Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Universidade do Vale do Itajaí (Univali).


Groupama campeão - Resta apenas a Regata do Porto de Galway, na Irlanda, para acabar a Volvo Ocean Race 2011/2012. A prova está marcada para o sábado (7), mas os franceses do Groupama não podem mais ser alcançados, já que a diferença para o Camper é de 24 pontos e a prova irlandesa valerá apenas seis pontos ao vencedor. A regata final terá transmissão ao vivo do canal Bandsports a partir das 8h.

O título coroa a tripulação de Franck Cammas, que virou o jogo nas reta final, principalmente após a quebra do mastro no caminho entre a Nova Zelândia e o Brasil, em abril.