Bruno Prada estreia na Semana de Vela do Rio de Janeiro com vitória na Finn

O velejador Bruno Prada está de volta à classe Finn / Foto: Local / Divulgação

Rio de Janeiro - Bruno Prada marcou o seu retorno à classe Finn com vitória, nesta sexta-feira (4), início da Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro. Em sua primeira competição na antiga classe, Prada conquistou um primeiro e um segundo lugares nas regatas e assumiu a liderança, com 3 pontos perdidos. O velejador, que conquistou uma medalha de prata nos Jogos de Pequim/2008 e bronze em Londres/2012 na Star, terminou a última temporada eleito pelo COB como melhor brasileiro do ano na vela, com Robert Scheidt.
 
"Foi um dia de ventos fracos e muita corrente, mas consegui ótimos resultados. Foi um bom recomeço", avaliou Bruno Prada. "O resultado não é tão importante neste momento. O principal é pegar ritmo de competição e corrigir erros."  Bruno Prada passou por um processo de readaptação à Finn que incluiu um período de 15 dias de treinos na Espanha, com o campeão mundial e medalhista olímpico Rafael Trujillo, além de dieta e exercícios para voltar ao peso adequado à classe. "Agora, dez quilos mais leve, tudo fica um pouco mais fácil. Estou bastante empolgado com o projeto. Essa foi a classe onde velejei durante quinze anos, já estou me sentindo em casa", contou o velejador, que, na Finn, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg/1999.
 
A disputa da Finn, no Iate Clube do Rio do Janeiro, reúne nove velejadores, entre eles Jorge Zarif, representante brasileiro da classe nos Jogos de Londres. Estão programadas outras quatro regatas neste fim de semana (5 e 6), com início às 13 horas. Após a Semana de Vela do Rio de Janeiro, Bruno Prada disputará o Campeonato Brasileiro de Finn, entre os dias 18 e 20, em São Paulo, e a primeira etapa de 2013 da Copa do Mundo de Vela, em Miami, entre 26 de janeiro e 2 de fevereiro.
 
Resultados após duas regatas
 
1- Bruno Prada - 3 pontos perdidos (1+2)
2- Ricardo Santos - 4 pp (3+1)
3- Ricardo Valério - 5 pp (2+3)
4- Arnaldo Fernandes - 8 pp (4+4)
5- Colin Reed - 15 pp (5+10)
6- Jorge Zarif - 20 pp (10+10)