Barcos de Ilhabela figuram entre os primeiros na tradicional Refeno

Disputa em Fernando de Noronho, popularmente conhecida como Refeno / Foto: Divulgação Refeno

Ilhabela - Barcos e velejadores do Yacht Club de Ilhabela (YCI) obtiveram bom desempenho na XXIV Regata Internacional Recife - Fernando de Noronha, popularmente conhecida como Refeno. A tradicional prova, apontada como uma das mais bonitas pelo cenário natural do litoral pernambucano, reuniu mais de 80 veleiros nesta edição, com direito a tripulantes medalhistas olímpicos como Lars Grael e Eduardo Penido. As embarcações de diferentes tamanhos e modelos saíram do Marco Zero do Recife no sábado (14) com destino a Fernando de Noronha, no percurso de 300 milhas náuticas (545 quilômetros). O primeiro a chegar na ilha sem o tempo corrigido, ou seja, o Fita-Azul, foi o paulista Sessentão, com a marca de 29h50min14s, na noite de domingo (15). O veleiro de Alain Simon superou os favoritos trimarãs.
 
Três representantes do YCI se destacaram na regata. O For Sale (Décio Goldfarb) ficou com o título na categoria Bico de Proa. O barco fez o percurso em 37h34min30s. Na classe RGS A, o Mussolo (José Guilherme Caldas) ficou com a medalha de prata ao cruzar a linha de chegada em 37h22min34s. Na mesma disputa, o Skua (Joaquim Cardoner) fechou em sétimo lugar com 44h20min22s. Veja todos os resultados nesse link
 
"A Refeno 2012 foi histórica para o Yacht Club de Ilhabela, já que além dos barcos, tivemos sócios competindo em vários veleiros. Os resultados foram importantes e indicam o interesse dos nossos velejadores por uma outra faceta do nosso esporte, regatas de mar aberto mais longas e viagens pela nossa costa. Durante o ano, nosso clube recebe os principais eventos de vela, mas estes são principalmente 'inshore' (águas abrigadas) e é muito bom vermos os nossos velejadores levarem essa experiência para o mar aberto", explicou Carlos Eduardo Souza e Silva, o Kalu, diretor de vela do YCI. A Refeno foi organizada pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, em parceria com a Federação Pernambucana de Vela e Motor.
 
O Yacht Club de Ilhabela promove campeonatos importantes para o calendário latino-americano de vela oceânica. O principal evento é a Rolex Ilhabela Sailing Week, que conta anualmente com mais de 150 veleiros no litoral norte paulista. O YCI é palco de outra competição entre as mais procuradas da temporada: a Copa Suzuki Jimny. O clube também sedia regatas como Mitsubishi Sailing Cup.
 
"Nesses eventos, nomes de peso como Torben Grael, Lars Grael, Robert Scheidt e Bruno Prada sempre estão presentes, duelando com não profissionais em alto nível. Faz tempo que temos bons velejadores nas classes monotipo, devido ao trabalho de base de alguns clubes. Isso se refletiu numa geração de medalhistas olímpicos e campeões mundiais em várias categorias. De alguns anos para cá, muitos vem amadurecendo e procurando as regatas de oceano. Os mais propensos a longas aventuras radicais têm ido para a Volta ao Mundo, nos proporcionando as emoções do Brasil 1, Ericson e outros. Alguns participam na ORC nos vários circuitos europeus e também aqui no País. Mas é necessário fazer um trabalho de base para garantir a presença de novos talentos na vela brasileira", contou Kalu.
 
Outros resultados da Refeno 2012: Na classe ORC Internacional, o Manos Champ foi o campeão, seguido de perto pelo Marujos. Na ORC-Club, o Sessentão, fita-azul da regata, superou o Fantasma II. Na RGS Geral, a vitória ficou com o Mahalo e o paulista Mussolo, o segundo. Entre os catamarãs, com três subdivisões, deu Quattro (A), Tupinambá II (B) e Guaraci (C). Entre os trimarãs, os melhores foram Ave Rara Lubrax (A) e Fandango (B). Na classe aberta, destaque para Karpaleo 2 fase e V-MAX 5. Na Bico de Proa, o troféu foi para o For Sale.