Adversário do Touché na Copa Suzuki Jimny tenta alcançar líder na terceira etapa

Orson em ação em Ilhabela / Foto: Aline Bassi / BalaioIlhabela - A diferença entre o líder Touché e o Orson Mapfre, que vem logo atrás, é de apenas nove pontos após duas etapas. Mas, para chegar à ponta da Copa Suzuki Jimny na classe ORC, os atuais vice-líderes precisam de sorte e uma combinação de resultados pouco provável quando os adversários estão na raia.

A terceira etapa do Circuito de Vela Oceânica pode dar o título ao Touché, de Ernesto Breda, por antecipação, mas Carlos Eduardo Souza e Silva e sua tripulação tentarão evitar ao máximo o domínio dos atuais campeões. O Touché tem 26 pontos e o adversário 17.

"Dar um bom susto neles de tanto em tanto é um ótimo resultado", revelou o comandante do Orson Mapfre, garantido para a competição, que será disputada nos dias 17, 18, 24 e 25 de setembro no Yacht Club de Ilhabela(SP).

"Será bem difícil tirar a diferença do Touché. Nossos adversários não costumam perder. Eles velejam muito bem e, quando ficam para trás, nós também ficamos por causa do tamanho", disse Carlos Eduardo Souza e Silva, o Kalu.

A diferença entre os barcos, não é um Davi contra Golias, mas pode explicar a vantagem do Touché de Ernesto Breda, que tem uma embarcação maior e mais ‘regateira’. O Orson Mapfre é um Malbec 360 Cruiser, que pode ser habitável enquanto o outro é projetado para competição.

"Por isso, os nossos principais competidores são os outros Malbec e os Beneteau 40.7 do Rio de Janeiro e de Florianópolis. O Touché é um barco muito diferente do nosso e com outra proposta", reforçou.

"Temos certeza que teremos um número significativo de embarcações, com disputas de alto nível, nessa que é a segunda maior competição de vela do Brasil", ressaltou José Nolasco, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela.

Novo aviso de regata - A organização da Copa Suzuki Jimny disponibilizou o segundo aviso de regata para a terceira etapa do evento. O Yacht Club de Ilhabela também sediará o Campeonato Paulista de Vela Oceânica 2011 das classes convidadas.

A competição terá disputas nas categorias ORC, RGS (A, B, C e Cruiser), HPE25, Delta 32 e Skipper 21 e poderá definir o título antecipado para alguns barcos como Touché (ORC) e Ginga (HPE).

Os velejadores podem fazer a inscrição nos dias 16 e 17 de setembro na sede do YCI e o valor é de R$ 80,00 por tripulante (exceto mirim). A organização informou também que a estadia dos veleiros competidores é livre no Yacht Club de Ilhabela para os barcos de outras cidades de 10 de setembro até 1º de outubro de 2011.

"A competição teve regatas equilibradas nas duas primeiras etapas e a tendência é que a disputa fique mais acirrada. O YCI, mais uma vez, oferecerá aos velejadores estrutura diferenciada", ressaltou José Nolasco, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela.

A Copa Suzuki Jimny - XI Circuito Ilhabela de Vela Oceânica - terá mais duas etapas até o final do ano. A terceira será disputada nos dias 17, 18, 24 e 25 em setembro e a última em 26 e 27 de novembro e 3 e 4 de dezembro.