Desfile de barcos e palestra de Amyr Klink agitam 45ª Semana de Vela

Público acompanha desfile dos barcos  / Foto: ZDL / DivulgaçãoPúblico acompanha desfile dos barcos / Foto: ZDL / Divulgação

Ilhabela - Amyr Klink tem uma coleção que ultrapassa 30 embarcações e que começou a ser formada quando tinha apenas dez anos de idade. Em 1984, concluiu a primeira travessia solitária a remo do Atlântico Sul, jornada de 3.700 milhas e 100 dias pelo Atlântico, retratada no best seller “Cem Dias entre o Céu e o Mar”. 
 
Passados mais de 30 anos da primeira grande aventura, com outros dois livros publicados, mais viagens pelos mares do mundo e 2.500 palestras no currículo, o navegador desembarca em Ilhabela neste domingo (22). Ele falará no Race Village a partir das 18h30, com entrada grátis.
 
O nome da palestra de Klink é “Expedições”, na qual o navegador narra suas experiências em 15 viagens à Antártica, entre elas, o Projeto Antártica 360 Graus, em que fez a circunavegação polar pela rota mais difícil. Foram 88 dias, 14 mil milhas sozinho no mar, aventura que rendeu mais um livro, Mar sem Fim. Amyr refez a viagem anos depois, desta vez com cinco homens na tripulação do Paratii 2. A viagem durou 76 dias sem escalas, por 13,3 mil milhas. Na sequência, lançou seu mais recente livro, Linha D’Água – Entre Estaleiros e Homens do Mar.
 
Além da palestra de Amyr Klink, a programação noturna do Race Village deste domingo conta ainda com show da banda Serial Funkers. Porém, o espaço tem atividades durante todo o dia, como estandes destinados a Marinha do Brasil, ao turismo, esporte - reunindo fotos históricas de Marco Yamin -, media center, cinema, Feira Literária de Aventura de Ilhabela, venda de copos ecológicos e roupas confeccionadas com material reciclado, entre outras.
 
Desfile de barcos e largada para Alcatrazes - Na manhã deste sábado (21), um grande público acompanhou do Píer da Vila e do Race Village o desfile dos 120 barcos que participam desta edição da Semana de Vela. Logo depois, as embarcações alinharam para a largada da Regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, com mais de 50 milhas náuticas (cerca de 90 km), que abriu a competição. 
 
Tanto o desfile como a largada foram mostrados ao vivo pela fan page do Turismo de Ilhabela - https://www.facebook.com/turismoilhabela/. Uma equipe de 13 profissionais da Lima Filmes mostrará diariamente as largadas e chegadas das regatas. As imagens são transmitidas também para um telão instalado no Race Village, junto com a regata virtual, que mostra a evolução dos barcos em tempo real (por meio de localização monitorada por satélite). Um locutor especializado em vela explica cada detalhe das provas ao público presente no Centro Histórico de Ilhabela. Para quem preferir obter as informações direto no computador, tablet ou smarphone, basta acessar o link: http://www.spotagora.com/svilhabela18.
 
Navio de guerra - Ancorado próximo ao Centro Histórico, o NSS Felinto Perry, navio de socorro submarino equipado para apoio ao mergulho, combate a incêndio e resgate, está aberto para visitação neste domingo (22) e segunda-feira (23), das 13h30 às 16h. Para garantir entrada na embarcação de guerra é preciso retirar uma pulseira de acesso no estande da Marinha instalado no Race Village.
 
Cinema – O Race Village tem uma sala de cinema moderna para exibição de lançamentos mundiais e campeões de bilheteria nacionais e internacionais. Em função da parceria com a Paris Filmes, são exibidos títulos como ‘Extraordinário’, ‘O Castelo de Vidro, ‘Eu só posso imaginar’, ‘Por trás dos seus olhos', entre outros. A entrada é grátis e as sessões começam nos seguintes horários: 10h, 12h, 14h20, 16h30, 18h50 e 21h10.
 
Exposição – Instalada próxima ao Race Village, no Centro Cultural da Vila, a exposição "A Beleza na escultura de Michelangelo" é uma atração diferenciada na cidade. Reúne obras como estátuas, bustos e relevos em gesso, produzidos a partir dos originais do artista italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte ocidental. A entrada é grátis e está aberta ao público de segunda a quinta-feira, das 9h às 18h, e de sexta a domingo, entre 9h e 22h.
 
Segunda-feira tem Os Paralamas do Sucesso - O palco do Race Village seguirá agitado também na próxima semana. Entre as atrações mais aguardadas da agenda cultural de Ilhabela em julho estão a banda Os Paralamas do Sucesso, que se apresenta na segunda-feira (23), a partir das 20h. Outro nome de peso na programação é Diogo Nogueira, que cantará dia 27.
 
Semana de Vela - A 45ª Semana de Vela de Ilhabela, principal evento náutico da América Latina, teve a cerimônia de abertura na sexta-feira (19), em grande estilo. Além da apresentação da Banda de Música do Comando do 8º Distrito Naval e apresentação multimídia com interação junto a um grupo local de dança, uma queima de fogos encheu de luz e colorido a noite da cidade. “É uma alegria e uma honra receber velejadores, seus familiares e turistas para mais uma semana de vela. Investimos no Race Village para que todos eles, ao lado dos moradores da nosso cidade, possam aproveitar ao máximo esse grande evento náutico”, discursou o prefeito Márcio Tenório.
 
Durante a cerimônia de abertura, foi anunciada a data para a 46ª Semana de Vela de Ilhabela, que será de 13 a 20 de julho de 2019. O evento contou ainda com a presença do Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Carlos Soares Guerreiro, da secretaria adjunta de Turismo do Estado de São Paulo, Bianca Colepicolo, do comodoro do Yacht Club de Ilhabela, José Luiz Gandini, e da diretora de Marketing do Ministério do Turismo, Vanessa Mendonça. 
 
"O que mais me impressiona em Ilhabela é o movimento da economia em função do turismo. O setor náutico faz parte da atividade do Ministério do Turismo, tanto que reativamos recentemente o grupo de trabalho desta área. Estamos aqui para acompanhar o lançamento da Semana de Vela e detectar novas oportunidades", afirmou a diretora ministerial. Sobre o Race Village, ela completou: "O turismo tem a mágica de agregar vários segmentos, como cultura e esporte. Não há como se pensar de forma isolada e este espaço mostra essa convergência. O que está sendo feito aqui é extraordinário".   
 
Bianca Colepicolo também não poupou elogios. “Ilhabela é uma referência no turismo náutico, uma pauta que interessa tanto ao governo federal quanto estadual como política pública. A cidade tem toda a estrutura para acolher os visitantes, além das belezas naturais. Tudo isso é aproveitado para gerar riqueza para o País". 
 
Mês de atividades náuticas - Para ratificar a condição de Capital Nacional da Vela, Ilhabela programou eventos durante todo o mês de julho. No primeiro final de semana, foi realizada a Semana de Monotipos, que contou com 200 barcos e mais de 300 velejadores. Na segunda semana, a atração foi o Ilhabela Boutique Boat Show, exposição de lanchas, veleiros e infláveis montado na Escola de Vela Lars Grael, que recebeu mais de 4 mil visitantes durante quatro dias.
 
Turismo - Ilha marítima localizada no Litoral Norte do Estado de São Paulo, Ilhabela é um paraíso para o turismo. Reúne belezas naturais como as 40 praias, distribuídas em 130 quilômetros de costa, e montanhas cobertas por vegetação nativa, uma das maiores reservas de Mata Atlântica do planeta. Em sua natureza exuberante se espalham várias cachoeiras. Conta com aconchegantes pousadas e hotéis e mantém um agitado calendário esportivo, cultural e gastronômico o ano inteiro.
 
Programação Completa
 
Race Village
De 6 A 29 de julho - Praça das Bandeiras
 
Dia 19 – quinta-feira
18h30 - Palestra "Proibido Morar em Barco", com Zé Paulo
20h – Stand Up Comedy Fundaci com Nil Agra, Rodrigo Marques, Dinho Machado, Mauricio Dollenz e Micheli Machado
 
Dia 20 – sexta-feira
18h – Boletim Meteorológico
20h – Abertura da 45ª Semana de Vela de Ilhabela com a Banda de Música do Comando do 8º Distrito Naval. 
 
Dia 21 – sábado
10h – Desfile dos barcos participantes da Semana de Vela, no Píer da Vila
11h10 – Largada da Regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil
18h – Boletim Meteorológico
18h30 – Palestra "Você Pode Voar", com o paraquedista Luigi Cani, na Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela
20h – Show do Tom Cats
 
Dia 22 – domingo
18h – Boletim Meteorológico
18h30 – Palestra 'Expedições", com o navegador Amyr Klink
20h – Show do Serial Funkers
 
Dia 23 – segunda-feira
18h – Boletim Meteorológico
18h30 – Palestra "6 Hard Xpeditions - uma das maiores expedições multiesportivas já realizadas", com os exploradores Márcio Bortolusso e Fernanda Lupo. 
20h – Os Paralamas do Sucesso
 
Dia 24 – terça-feira
18h – Boletim Meteorológico
18h30 – Palestra com o velejador João Hackerott sobre meteorologia
20h – Premiação Alcatrazes e Ilhabela Cup
 
Dia 25 – quarta-feira
18h – Boletim Meteorológico
18h30 – Palestra "As baleias e golfinhos de Ilhabela", com Arlaine Francisco e Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista
20h – Orquestra Jovem de Ilhabela e Orquestra Popular de Ilhabela
 
Dia 26 – quinta-feira
18h – Boletim Meteorológico
18h30 – Palestra "Os ventos que trouxeram um mar de oportunidades e vitórias", com a velejadora Juliétty Tesch
20h – Show do Chico Martins e trio
 
Dia 27 – sexta-feira
18h – Boletim Meteorológico
18h30 – Palestra "A Travessia Azul: De Ubatuba à Cape Town a bordo de um pequeno veleiro", com o velejador Juca Andrade
19h30 – Premiação do Campeonato Brasileiro de C30, Sul-Americano e Regata de Equipe
20h – Show do Diogo Nogueira
 
Dia 28 – sábado
18h30 – Palestra "Desafios Extremos", com os jornalistas Carol Barcellos e Clayton Conservani, na Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela)
20h – Premiação da 45ª Semana de Vela de Ilhabela
 
Dia 29 - Domingo
18h – Show do Cesar Medina Music
20h – Show da Banda Brisa
 
Programação Náutica
 
Dias 21 a 28
45ª Semana de Vela Ilhabela
 
Dia 21
10h – Desfile dos barcos da Semana de Vela, no Píer da Vila
11h10 - Largada da regata Alcatrazes por Boreste
11h20 - Largada da regata Renato Frankenthal
11h30 - Largada da regata Ilha de Toque-Toque por Boreste
 
Dias 22 a 27 - Regatas com largadas sempre às 12 horas
 
Dia 28 - Regata com largada às 12h30  
 
Dias 21 a 27
Campeonato Brasileiro da Classe C30
 
Dias 23 e 24
Ilhabela Cup
 
Hospitality Boat (escuna que leva o público para acompanhar as regatas)
Dias 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27 e 28 – Saída do Píer da Vila, às 11h
 
Cerimônias no Race Village
 
Dia 20
20h – Abertura da 45ª Semana de Vela de Ilhabela
 
Dia 24
20h – Premiação Alcatrazes e Ilhabela Cup
 
Dia 27
19h30 – Premiação do Campeonato Brasileiro de C30, Sul-Americano e Regata de Equipe
 
Dia 28
20h – Premiação da 45ª Semana de Vela de Ilhabela
 
Programação do cinema
 
Dia 19 - quinta-feira
10h – Uma família feliz
12h – Detetives do prédio azul
14h20 - Malasartes e o duelo com a morte
16h30 – Uma família de dois
18h50 – O castelo de vidro
21h10 – A morte de Stalin
 
Dia 20 - sexta-feira
10h – Homem das cavernas
12h – Nada a perder
14h20 – Baseado em fatos reais
16h30 – Somente o mar sabe
18h50 – Teu mundo não cabe nos meus olhos
21h10 – Eu só posso imaginar
 
Dia 21 - sábado-feira
10h - Extraordinário
12h – Um perfil para dois
14h20 – Assim é a vida
16h30 – O que te faz mais forte
18h50 – Bom comportamento
21h10 – Por trás dos seus olhos
 
Dia 22 - domingo
10h – My little pony: O filme
12h – Como se tornar o pior aluno da escola
14h20 – Uma família feliz
16h30 – Malasartes e o duelo com a morte
18h50 – O castelo de vidro
21h10 – Polícia Federal – A lei é para todos
 
Dia 23 - segunda-feira
10h – Detetives do prédio azul
12h – Uma família de dois
14h20 – Somente o mar sabe
16h30 – Teu mundo não cabe nos meus olhos
18h50 – Eu só posso imaginar
21h10 – A morte de Stalin
 
Dia 24 - terça-feira
10h – Homem das cavernas
12h – Nada a perder
14h20 – Assim é a vida
16h30 – O que te faz mais forte
18h50 – Por trás dos seus olhos
21h10 – Baseado em fatos reais
 
Dia 25 - quarta-feira
10h – My little pony: O filme
12h – Como se tornar o pior aluno da escola
14h20 – Extraordinário
16h30 – Polícia Federal – A lei é para todos
18h50 – Bom comportamento
21h10 – Um perfil para dois
 
Dia 26 - quinta-feira
10h – Uma família feliz
12h – Detetives do prédio azul
14h20 – Malasartes e o duelo com a morte
16h30 – Uma família de dois
18h50 – O castelo de vidro
21h10 – A morte de Stalin
 
Dia 27 - sexta-feira
10h – Homem das cavernas
12h – Nada a perder
14h20 – Baseado em fatos reais
16h30 – Somente o mar sabe
18h50 – Teu mundo não cabe nos meus olhos
21h10 – Eu só posso imaginar
 
Dia 28 - sábado-feira
10h – Extraordinário
12h – Um perfil para dois
14h20 – Assim é a vida
16h30 – O que te faz mais forte
18h50 – Bom comportamento
21h10 – Por trás dos seus olhos
 
Dia 29 - domingo
10h – My little pony: O filme
12h – Uma família feliz
14h20 – Como se tornar o pior aluno da escola
16h30 – Malasartes e o duelo com a morte
18h50 – O castelo de vidro
21h10 – Polícia Federal – A lei é para todos
 
 
 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook