Itajaí Sailing Team é a primeira equipe a se inscrever para a Semana de Vela

Pelo terceiro ano consecutivo o time itajaiense de vela é o primeiro inscrito / Foto: Marcos Porto/DivulgaçãoPelo terceiro ano consecutivo o time itajaiense de vela é o primeiro inscrito / Foto: Marcos Porto/Divulgação

Santa Catarina - A equipe do Itajaí Sailing Team (IST) deu início aos treinamentos para a 45ª Semana de Vela de Ilhabela, considerado o maior evento náutico da América Latina. As provas ocorrem de 20 a 28 de julho no Yacht Club Ilhabela (YCI) e o IST foi a primeira equipe a formalizar sua inscrição.
 
Em 2017, a competição reuniu 123 barcos e 900 velejadores do Brasil, Chile e Argentina e de cinco estados brasileiros. A expectativa é de esses números sejam superados em 2018.
 
"O Itajaí Sailing Team participa da Semana de Vela e Ilhabela desde 2015, quando obtivemos a segunda colocação na categoria ORC. No ano seguinte fomos vice-campeões na categoria IRC e terceiro colocado no ano passado. Neste ano vamos para ganhar", garante o menager do IST, Alexandre Antonio dos Santos. 
 
Além das disputas, os integrantes do time vão desempenhar uma ampla agenda social no município paulista. Assim como nas edições anteriores, os velejadores devem ministrar palestras em escolas ou instituições assistenciais e desenvolver outras ações sociais na cidade. 
 
O barco usado pelo Itajaí Sailing Team na 45ª Semana de Vela de Ilhabela será o veleiro homônimo, um Soto 40, considerado um dos mais rápidos da classe Oceano. Tem 12,30 metros de comprimento, 3,75 metros de largura, calado de 2,60 metros e mastro com 19,5 metros contados a partir da linha d´água. É um barco planador projetado pelo argentino Javier Soto Acebal e construído em fibra de vidro e carbono pelo estaleiro MBoats, de Buenos Aires.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook