Campeão olímpico ajuda equipe brasileira na Transat Jacques Vabre

Transat Jacques Vabre começa no domingo (5), em Le Havre, na França / Foto: Jean Marie Liot Transat Jacques Vabre começa no domingo (5), em Le Havre, na França / Foto: Jean Marie Liot

França - O campeão olímpico Eduardo Penido teve um papel fundamental na preparação do barco brasileiro Mussulo 40 Team Angola Cables para a regata Transat Jacques Vabre, que começa no domingo (5), em Le Havre, na França.
 
Ouro em Moscou 1980, o velejador ministrou clínicas com a dupla em Ilhabela (SP) no ano passado e passou algumas dicas de como encarar o percurso em dupla e macetes do veleiro, que é pouco utilizado no Brasil. As 38 equipes inscritas na maior regata transatlântica do mundo vão enfrentar 8 mil quilômetros até o destino final, que é Salvador, na Bahia.
 
Eduardo Penido disputou a Transat Jacques Vabre na edição passada a bordo de um Class40, mesmo modelo de barco que será utilizado por José Guilherme Caldas e Leonardo Chicourel na campanha de 2017.
 
”Foi muito enriquecedor! As dicas do Edu Penido nos ajudaram a conhecer melhor os limites do barco e saber qual a melhor situação para usar as velas. De certa forma, o Class40 é fácil de velejar em situações extremas, coisas que barcos de regatas de barla-sota não tem. É um barco rápido, seguro e sólido. Estamos sempre com o controle dele”, disse o baiano Leonardo Chicourel.
 
Leonardo e José Guilherme pegaram bem o jeito do barco e já obtiveram resultados expressivos, como o recorde da tradicional CapeTown Rio em janeiro de 2017.
 
Penido na Transat - Em 2015, Eduardo Penido e Renato Araújo fizeram história ao se tornarem a primeira dupla brasileira na história da Transat Jacques Vabre. Os velejadores correram a bordo do Zetra, um Class40 como o Mussulo.
 
”Acredito que a principal dificuldade que eles vão enfrentar na regata é suportar o frio, a fome, a umidade e as tempestades…mas acima de tudo, vão ter muita, mais muita alegria e emoção no final”, disse Eduardo Penido.
 
O Zetra fez o percurso de 10 mil quilômetros entre Le Havre, na França, e Itajaí, em Santa Catarina, em 28 dias, 10 horas e 37 minutos, e encerrou sua participação na sexta colocação da categoria Class40.
 
A Transat Jacques Vabre tem quatro classes em disputa: IMOCA, Ultime, Multi50 e Class40.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

CEO da CBDN

Pedro Cavazzoni fala sobre PyeongChang 2018

Esportes de Neve

Victor Santos fala sobre o Cross Country

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook